O ator Hugo Carvana, falecido no início de outubro, é o tema da programação desta semana no Cineclube Cine & Vídeo Tarumã. Mais conhecido por sua participação em telenovelas, Carvana teve papel expressivo no cinema brasileiro, em especial no movimento Cinema Novo. POr isso, o cineclube selecionou três filmes que expressam um pouco da carreira e talento do ator: “Vai Trabalhar, Vagabundo!” (1973), “Bar Esperança- O Último Que Fecha” (1983) e “Casa da Mãe Joana” (2008).

“Vai Trabalhar, Vagabundo!” (1973) abre a programação na segunda-feira (20). A comédia foi dirigida e estrelada por Hugo Carvana em plena ditadura militar, sendo o seu primeiro filme. Na trama, o malandro Dino (Carvana) sai da prisão e tenta voltar aos trambiques para ganhar dinheiro, mas encontra dificuldades ao perceber o fim da malandragem carioca. O filme ganhou o Kikito de Ouro no Festival de Gramado em 1974.

Na quarta-feira (22), é a vez de “Bar Esperança- O Último Que Fecha”. O bar do título é um ponto de encontro de intelectuais, o qual ameaça fechar. Juntos, eles tentam impedir a demolição do bar enquanto enfrentam dilemas pessoais. No filme, Carvana interpreta Zeca, um autor de peças, além de assinar o roteiro e ser o diretor.

FInalizando a mostra, na quinta (23), “Casa da mãe Joana” fecha a mostra. A comédia acompanha três velhos malandros que, ameaçados pelo despejo, tentam aplicar um golpe numa joalheria, mas o fracasso do plano os obriga a algo que não esperavam: trabalhar. José Wilker, Paulo Betti e Pedro Cardoso estrelam o longa.

As sessões do Cine & Vídeo Tarumã podem ser conferidas sempre às 12h30, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no Setor Norte da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).