O Cineclube Cinemartecultura exibe nesta semana filmes clássicos com dramaturgia de guerra. Sessões gratuitas acontecem sempre às 18h30 no Cine Teatro Guarany, localizado no anexo do Palácio Rio Negro, na Avenida Sete de Setembro, no Centro de Manaus.

Dirigido por Anthony Mann, “Os Heróis de Telemark” será o filme desta quarta-feira (26). Filme estrelado por Kirk Douglas mostra cientistas nazistas desenvolvendo a “água pesada”, componente essencial para se chegar à bomba atômica, que poderá dar a vitória à Hitler. A Resistência Norueguesa interfere nesses planos, avisando os aliados do local da fábrica, que poderão bombardear o vilarejo rural a qualquer momento, causando inúmeras mortes de civis. Os líderes dessa resistência farão qualquer coisa para impedir os alemães de conseguirem a Bomba H.

“O Expresso de Von Ryan” vai ser exibido na quinta-feira (27). Longa com direção de Mark Robson acompanha a história do piloto americano de combate, Coronel Joseph Ryan (Frank Sinatra) capturado pelas tropas nazistas perto do fim da Segunda Guerra. Inicialmente, ele está mais preocupado em sobreviver do que em escapar, acabando por receber um apelido insultante: “Von Ryan”. Mas com o tempo, Ryan assume a posição de comando do oficial britânico (Trevor Howard) e elabora uma ousada fuga para a liberdade.

Para fechar a semana, o cineclube exibe “O Crepúsculo das Águias” na sexta-feira (28). Filme mostra um camponês promovido à elite da força aérea alemã que se vê batalhando contra o inimigo nos céus, mas também contra o preconceito de seus colegas da aviação nascidos em outra classe social. Para superar seu estigma, o protagonista prova que não medirá esforços – honrados ou desonrados – para ganhar a medalha mais cobiçada na aviação do seu país: a “Blue Max”. Mas ele logo descobre o preço que precisa pagar para ser chamado de herói. James Mason, George Peppard e Ursula Andress integram o elenco do filme.

Facebook Comments