Em homenagem ao Dia do Trabalho no último dia 1º de Maio, o Cine & Vídeo Tarumã traz uma programação, nesta semana, com dois filmes sobre movimentos trabalhistas. As exibições são gratuitas, com início às 12h30 e ocorrem no auditório Rio Negro, localizado no hall do IFCHS, antigo ICHL, na Universidade Federal do Amazonas.

Dirigido por Mario Monicelli em 1963, o drama italiano “Os Companheiros” abre a programação nesta quarta-feira (2). A obra se passa em plena eferverscência da Revolução Industrial em solo italiano. Os operários de uma grande fábrica têxtil são submetidos a jornadas de trabalho desumanas. Muitos são os acidentes de trabalho, que resultam num elevado índice de inválidos e muito sofrimento e insatisfação entre os operários. No centro destes acontecimentos, chega à cidade o professor Sinigaglia, um professor socialista que percorria a Itália espalhando o seu sonho de conscientização política e mobilização dos trabalhadores. A partir de seu encontro com os operários e da difusão de seus ideais, os trabalhadores voltam a acreditar e lutar por seus direitos, ainda que isso possa significar um alto preço a ser pago. Marcelo Mastroianni, Renato Salvatori e Gabriela Giorgelli são os protagonistas do projeto.

Na sexta-feira (4), é a vez da co-produção Alemanha, Áustria e Bélgica, “Western”. O drama mostra um grupo de operários de construção alemão vai trabalhar na fronteira entre a Bulgária e a Grécia, lugar que desperta o espírito de aventura dos homens; porém, eles também precisam encarar seus próprios preconceitos e desconfianças devido à barreira do idioma e às diferenças culturais. O local torna-se propício ao confronto quando os homens passam a competir pelo reconhecimento dos habitantes locais.

Facebook Comments