Depois do feriado da padroeira do Amazonas, o Cine&Vídeo Tarumã retorna com uma programação voltada para trazer filmes sobre a história da medicina. As sessões do cineclube são gratuitas e acontecem sempre às 12h30, no Auditório Rio Negro, localizado no Instituto de Ciências Humanas e Letras, Setor Norte do Campus da Ufam.

Dirigido por Phillipp Stölz e com Stellan Skarsgaard e Ben Kingsley no elenco, “O Físico” abre a programação nesta quarta-feira (9). A produção acompanha um jovem cristão, na Pérsia do século XI, que deseja se tornar físico se disfarça de judeu para poder estudar numa universidade que não permite seguidores do cristianismo.

Já na quinta-feira (10) é a vez de “Histeria”, da diretora Tanya Wexler. A trama se passa na Londres vitoriana, quando dois médicos (Hugh Dancy e Jonathan Pryce) se juntam para tratar de histeria – condição que, na época, se associava à irritabilidade das mulheres. Inicialmente o personagem Pryce “alivia” as suas pacientes manualmente, mas o parceiro inventa um aparato elétrico que pode revolucionar o tratamento desse mal.

Por fim, “Augustine” encerra a programação na sexta-feira (11). O longa francês comandado por Alice Winococur mostra um professor que deseja estudar uma doença misteriosa, a histeria, e pega a jovem Augustine como cobaia.