O projeto Cine & Vídeo Tarumã retorna nesta semana com uma pequena programação de exibição dos filmes mais marcantes e premiados do Oscar 2017, cuja premiação aconteceu no dia 26 de março, em Los Angeles.

Na segunda-feira, dia 27, a abertura da programação será com o filme O Apartamento, do diretor iraniano Asghar Farhadi e que levou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Emad e Rana são casados e encenam a montagem da peça teatral “A Morte de um Caixeiro Viajante”, de Arthur Miller. Um dia, eles são surpreendidos com o alerta para que eles e todos os moradores do prédio em que vivem deixem o local imediatamente. Diante deste problema, Emad e Rana passam a morar, provisoriamente, em um apartamento emprestado. É lá que Rana é surpreendida com a entrada de um estranho no banheiro, justamente quando está tomando banho. O susto faz com que ela se machuque seriamente e vá parar no hospital. Entretanto, é o trauma do ocorrido que afeta, cada vez mais, suas vidas.

Na quarta-feira, dia 29, o filme escolhido é Moonlight: Sob a Luz do Luar, do diretor Barry Jenkins e que levou os prêmios de Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Roteiro Adaptado. Três momentos da vida de Chiron, um jovem negro morador de uma comunidade pobre de Miami. Do bullying na infância, passando pela crise de identidade da adolescência e a tentação do universo do crime e das drogas, este é um poético estudo de personagem.

Na sexta-feira, dia 31, o encerramento da programação será feito com o filme Manchester à Beira Mar, do diretor Kenneth Lonergan e que levou os prêmios de Melhor Ator e Melhor Roteiro Original. Lee Chandler é forçado a retornar para sua cidade natal com o objetivo de tomar conta de seu sobrinho adolescente após o pai do rapaz, seu irmão, falecer precocemente. Este retorno ficará ainda mais complicado quando Lee precisar enfrentar as razões que o fizeram ir embora e deixar sua família para trás, anos antes.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFAM, com as sessões acontecendo sempre às 12:20h, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no Setor Norte do Campus Universitário. As sessões são gratuitas e recebem o apoio cultural da Take Video Locadora.

com informações de assessoria