O Cine&Vídeo Tarumã participa, a partir de terça-feira (10) do XVI Congresso Brasileiro de Primatologia. Ao todo, quatro filmes sobre sobre primatas serão exibidos no cineclube da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). As sessões gratuitas acontecem a partir de 12h30 no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), na zona leste de Manaus.

Dirigido por Thierry Ragobert, “Amazônia” abre a programação na terça-feira (10). Filme acompanha um macaco prego, criado em cativeiro, solto na Floresta Amazônica. A história segue o ponto de vista do animal revelando os mistérios da fauna e da flora da região.

Já na quarta-feira (11), “Vida – Episódio 10: Primatas”, de Paul Spillenger, é o destaque da vez. A produção se passa no Congo mostrando um grupo muito unido de gorilas liderados por um macho dominante, cujos golpes no peito emitem ondas de choque pela vegetação rasteira por quase dois quilômetros; vimos as mães da espécie de macacos Trachypithecus phayrei, na Tailândia, lutando pelo privilégio de cuidar de filhotes recém-nascidos; presenciamos as violentas disputas de milhares de babuínos-sagrados e um grupo de babuínos Papio ursinus caçando ovas de tubarão na costa da África do Sul.

Entre Montanhas e Muriquis será o filme de quinta-feira (12). A produção dirigida por Paulo e Pedro Vilela e Leandro Santana Moreira mostra a intimidade dos muriquis, um macaco brasileiro que sobrevive em poucos pontos da outrora exuberante Mata Atlântica.

O documentário do Netflix produzido por Leonardo DiCaprio, “Virunga” encerra a programação na sexta-feira (14). Na floresta equatorial da República Democrática do Congo, o Parque Nacional Virunga possui uma das maiores reservas de biodiversidade da Terra. Virunga é também onde vivem os últimos gorilas de montanha. Um pequeno grupo de guardas florestais, que inclui um ex-soldado e um príncipe, se arrisca para proteger o parque, patrimônio da Unesco. Contra eles estão rebeldes armados, caçadores e uma multinacional, todos interessados nos recursos da floresta e em seus habitantes.