O cinema brasileiro perdeu um de seus maiores nomes no último dia 21 de abril. Figura fundamental do Cinema Novo brasileiro, Nelson Pereira dos Santos morreu aos 89 anos de idade. Cineclube da Universidade Federal do Amazonas, o Cine & Vídeo Tarumã realiza, nesta semana, uma homenagem ao cineasta. As exibições são gratuitas, com início às 12h30 e ocorrem no auditório Rio Negro, localizado no hall do IFCHS, antigo ICHL, na Universidade Federal do Amazonas.

Obra-prima de Nelson Pereira dos Santos, “Vidas Secas” abre a programação nesta segunda-feira (7). Baseado no clássico livro de Graciliano Ramos, o filme acompanha uma família miserável tentando escapar da seca no sertão nordestino. Fabiano (Átila Iório), Sinhá Vitória (Maria Ribeiro), seus dois filhos e a cachorra Baleia vagam sem destino e já quase sem esperanças pelos confins do interior, sobrevivendo às forças da natureza e à crueldade dos homens.

Já na quarta-feira (9), é a vez de “Como Era Gostoso o Meu Francês”, de 1971. O longa se passa em 1594 e mostra um aventureiro francês prisioneiro dos Tupinambás que escapa da morte graças aos seus conhecimentos de artilharia. Segundo a cultura Tupinambás, é preciso devorar o inimigo para adquirir todos os seus poderes, no caso saber utilizar a pólvora e os canhões. Enquanto aguarda ser executado, o francês aprende os hábitos dos Tupinambás e se une a uma índia e através dela toma conhecimento de um tesouro enterrado e decide fugir. A índia se recusa a segui-lo e após a batalha com a tribo inimiga, o chefe Cunhambebe marca a data da execução: o ritual antropofágico será parte das comemorações pela vitória.

Fechando a programação na sexta-feira (11), o público da Ufam assiste “O Amuleto de Ogum”. Selecionado para a disputa da Palma de Ouro do Festival de Cannes de 1975, a produção se passa após o assassinato do pai na Bahia, menino tem o corpo fechado num terreiro de umbanda. Já rapaz, vai trabalhar para um poderoso bicheiro de Caxias, no Rio. Lida com a morte, o crime e a sedução, envolve-se com a amante do bicheiro e é jurado de morte. O amuleto de Ogum é sua proteção.

Facebook Comments