O Cineclube Cinemartecultura traz um programação repleta de clássicos da ficção científica durante toda esta semana em Manaus. Sessões gratuitas acontecem sempre às 18h30 no Cine Teatro Guarany, localizado no anexo do Palácio Rio Negro, na Avenida Sete de Setembro, no Centro de Manaus.

“O Incrível Homem que Encolheu” (1957) será o filme desta quarta-feira (11). Produção dirigida por Jack Arnold traz a história de um homem que durante um passeio de férias em alto-mar é atingido por uma nuvem radioativa e, meses depois, começa a encolher, literalmente. Assim, as coisas mais simples tornam-se verdadeiros pesadelos e o que antes era inofensivo (como um gato, por exemplo), transforma-se em seu inimigo mortal.

Na quinta-feira (12), é a vez do clássico filme “A Mosca da Cabeça Branca” (1958). Cientista sofre um terrível acidente quando tenta usar seu novo invento – uma revolucionária máquina de teletransporte. Sem perceber, entra na máquina um inseto cujo DNA será transferido para o cientista – que logo irá se transformar numa mosca. David Hedison, Patricia Owens e Vincent Price integram o elenco do longa com direção de Kurt Neumann.

“A Maldição da Mosca” (1965) fecha a programação na sexta-feira (13). Estrelado pelo ator Brian Donlevy, produção traz a história do cientista Henri Delambre que fica obcecado com experiências de teletransporte, causando receio em seus dois filhos. O filho mais velho de Henri casa-se com uma jovem que acabou de sair de uma clínica para doentes mentais e Henri é contra o casamento, pois sabe dos interesses externos que podem prejudicar sua pesquisa científica. Quando a nova esposa de Martin descobre corpos mutilados em suas experiências de teletransporte, a polícia é chamada e Henri tenta escapar usando o próprio teletransporte, mesmo com sua máquina tendo defeitos não corrigidos.