O cinema da Argentina é a bola da vez no Cine & Vídeo Tarumã. O cineclube da Ufam exibe três filmes antigos do país nesta semana. As sessões são gratuitas e acontecem sempre às 12h30, no Auditório Rio Negro, localizado no Instituto de Ciências Humanas e Letras, Setor Norte do Campus da Ufam.

Sucesso de 2000 dirigido por Fabián Bielinsky, “Nove Rainhas” abre a programação nesta segunda-feira (15). O filme estrelado por Ricardo Darín traz a história de Marcos e Juan, dois picaretas que estão prestes a dar o golpe de suas vidas. Os dois se conhecem numa madrugada, após Juan tentar dar um golpe em uma balconista, e resolvem se unir para participar de uma negociação milionária envolvendo uma série de selos falsificados conhecidos como “Nove Rainhas”. Um milionário espanhol está interessado em comprar a série, mas como deixará a cidade ao amanhecer o negócio precisa ser realizado imediatamente.

Já na quarta-feira (17) “Herencia” é o filme da vez. A produção mostra Olinda (Rita Cortese), uma italiana que chegou à Argentina logo após a 2ª Guerra Mundial, em busca de seu grande amor. Sem conseguir encontrá-lo, ela decide permanecer no país e hoje é dona de um restaurante simples, mas que possui uma clientela cativa. Em meio a uma discussão que tem com Angel (Héctor Anglada), seu funcionário, Olinda acerta um prato em Peter (Adrián Witzke), que acabara de chegar ao local. Peter é um jovem alemão, de 24 anos, que veio para Buenos Aires em busca de uma antiga paixão, a qual não vê há mais de um ano. Olinda cuida de Peter e lhe oferece uma refeição gratuita, dizendo que sua casa é também casa dele. Esta frase torna-se verdade já no dia seguinte, quando Peter é assaltado em seu hotel e perde quase todo o dinheiro que possuía. Ele insiste para ficar no restaurante de Olinda, pagando a hospedagem com trabalho. Ela recusa inicialmente, mas acaba aceitando a oferta. Inicia então uma amizade entre os dois, que faz com que Olinda relembre seu próprio passado como estrangeira em um país estranho.

Fechando a programação, “Crônica de uma Fuga” encerra a programação na sexta-feira (19). O filme é ambientado em 1977 e acompanha agentes secretos trabalhando para a ditadura militar que sequestram Claudio Tamburrini (Rodrigo de la Serna), goleiro de um time da 2ª divisão, e o levam para uma casa abandonada, onde funciona uma prisão clandestina conhecida como Mansion Seré. Ali, Claudio enfrenta o inferno de interrogatórios e torturas, sem saber exatamente porque foi detido. Conversando com outros detentos ele descobre que foi delatado por um amigo, participante de um grupo da luta armada, que firmou um pacto para entregar pessoas não envolvidas e, assim, ganhar tempo para que os reais militantes pudessem escapar. Em uma noite de tempestade, Claudio e três outros prisioneiros tentam fugir.

Facebook Comments