Em comemoração ao Dia da Cultura Cubana, Manaus sedia, entre os dias 19 e 21 de outubro, uma mostra de cinema com três filmes do país da América Central. As sessões gratuitas estão previstas para acontecerem no Teatro Gebes Medeiros, sempre às 18h30. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura do Governo do Amazonas e do cônsul-geral de Cuba em Manaus, Turcios Miguel López.

Com direção de Rogelio Paris, “Kangamba” abre a programação na quarta-feira (19). O filme de 2008 é ambientado em 198 durante a guerra em Angola. Milhares de efetivos da UNITA, treinados e armados pelo racista exército sul-africano, lançam uma violenta ofensiva contra forças do FAPLA leais ao governo angolano e contra um grupo de assessores cubanos, combatentes das FAR, estacionados em Cangamba, pequeno povoado situado ao sul do país.

Já na quinta-feira (20) é a vez de “Cheiro de Carvalho”, de 2002. Com direção de Rigoberto López, o longa acompanha uma história de amor infinito entre uma mulher negra de Santo Domingo (Haiti) e um alemão comerciante recém-chegado a Cuba.

Por fim, “El Benny” encerra a programação na sexta-feira (21). A produção mostra Benny Moré, recém-chegado ao México, que estabelece sua carreira no final dos anos 40 em Cuba. Em pouco tempo se transforma no delírio das multidões. Depois de um desgastado contrato, no qual realizava campanhas eleitorais e de ter visto seu sonho de construir uma “jazz band” traído, Benny se afunda no excesso de álcool, festas e sexo. A vida sempre conturbada desse artista com a família, seu passado, suas vinganças, seu sucesso e frustrações, termina por levá-lo a desenvolver uma severa crise hepática que lhe colocou à beira do abismo.