Terra do cinema autoral mais celebrado do Brasil na atualidade, Pernambuco será homenageado nesta semana no Cine & Vídeo Tarumã. O cineclube da Universidade Federal do Amazonas exibe três produções do Estado nordestino a partir desta segunda-feira (29). As sessões são gratuitas e acontecem sempre às 12h30, no Auditório Rio Negro, localizado no Instituto de Ciências Humanas e Letras, Setor Norte do Campus da Ufam.

Elogiado pela crítica, “Boi Neon”, de Gabriel Mascaro, abre a programação. Estrelado por Juliano Cazarré e Maeve Jinkings, o filme acompanha Iremar, um vaqueiro de curral que viaja pelo Nordeste trabalhando em vaquejadas enquanto sonha em largar tudo e começar uma nova carreira na moda, como estilista no Pólo de Confecções do Agreste. Na última semana, o diretor retirou a produção da disputa da vaga brasileira ao Oscar 2017 em apoio a “Aquarius”.

Já na quarta-feira (31) será a vez de “Deserto Feliz”, de Paulo Caldas. Jéssica é uma jovem de 14 anos que vive em Deserto Feliz, uma cidade do sertão pernambucano. Após ser violentada pelo padrasto, sob o olhar cúmplice de sua mãe, ela decide fugir para Recife. Ao chegar na cidade ela passa a trabalhar no turismo sexual, até conhecer o afeto através de Mark, um turista alemão. O elenco conta com Nash Laila, Zezé Mota e João Miguel.

Dirigido por Cláudio Assis, “Febre do Rato” encerra a programação na sexta-feira (2). Com Irandhir Santos, Dira Paes, Matheus Nachtergaele e Juliano Cazarré, o longa traz a história de Zizo, um inconformado e anarquista responsável pela publicação do fanzine que dá nome ao filme. Zizo vive isolado em seu mundo particular até conhecer Eneida. Ela se transforma em sua consciência contemporânea e periférica, promovendo grandes transformações em sua vida.

Facebook Comments