O Cine Set é um site de cinema, mas nem por isso fecha os olhos para o que acontece no Brasil e no mundo. Não abordar a grave crise política enfrentada pelo país seria uma grande hipocrisia.

Por isso, encontramos essa forma bem-humorada de tratar o assunto: pegamos os principais nomes da Operação Lava Jato e do cenário político atual (+ um bônus para os amazonenses) e fizemos comparações com grandes personagens da história do cinema.

Divirta-se um pouco:


Lula
Personagem: Willie Stark (Broderick Crawford e Sean Penn), de “A Grande Ilusão” (1949 e 2006)

A sinopse postada pelo site Cineplayers do remake do clássico de 1949, estrelado por Sean Penn, em 2006, diz tudo: “Conheça a história de Willie Stark, homem humilde que decide se candidatar para lutar contra as injustiças dos políticos corruptos de seu país. Porém, ao ingressar na profissão, acaba se tornando uma pessoa pior do que aqueles que tanto criticava”.

Qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência.

Dilma Rousseff
Personagem: Scarlett O’Hara (Vivien Leigh), de “…E o Vento Levou” (1939)

Geniosa, teimosa e em eterna negação. A descrição poderia caber na presidente Dilma Rousseff, mas é da personagem de Vivien Leigh no clássico “…E o Vento Levou”. Há como traçar um paralelo entre a líder da nação e a jovem mimada do filme de 1939. Sem ligar para as convenções ou para as pessoas que a querem bem, Scarlett é uma personagem completamente insegura e destemperada, que não consegue ver os problemas ao seu redor como seus. Soa familiar, não? Para Dilma, resta repetir a frase icônica de O’Hara: “amanhã é outro dia”.

Michel Temer
Personagem: Frank Underwood (Kevin Spacey), de “House of Cards” (2012 – )

Na boa, nem precisa dizer. Almas gêmeas.

Aécio Neves
Personagem: Amy Dunne (Rosamund Pike), de “Garota Exemplar” (2014)

Os dois pagam de bons moços e símbolos da ética nas frentes das câmeras, mas, nos bastidores, são o contrário daquilo que pregam.

Delcídio do Amaral
Personagem: Irving Rosenfeld (Christian Bale), de “Trapaça”

Os delatores da vida real e do cinema se encontram. Especialistas em gravações escondidas, ficam em uma dúvida danada se abrem a boca, topam contribuir com as investigações ou não. Mas, quando o fazem, provocam estragos imensos.

Eduardo Cunha
Personagem: Rodrigo Bórgia (Jeremy Irons), de “The Borgias”

Tal como o polêmico papa, Cunha não faz cerimônia em deixar claro quem são seus adversários. No decorrer dessas disputas, seus métodos de manutenção de poder chamam a atenção de todos pela ousadia. Ai de quem tenta atacar seus protegidos e, em especial, sua família! Alianças são sempre bem-vindas, mas o preço pela quebra dos acordos é alto. Na superfície, porém, impera o discurso moralista…

Renan Calheiros
Personagem: Blofeld (Donald Pleasence, Telly Savalas, Charles GrayChristoph Waltz), da série “007”

Tal como Ernst Stavro Blofeld, o clássico antagonista de James Bond, Renan Calheiros continua até hoje exercendo o seu poder na República. Vilões, aliados e heróis passam pela sua rede (e relações) de poder, mas ele continua como número 1 da grande organização S.E.N.A.D.O. Como Blofeld em 007, Calheiros já foi classificado como um político morto, mas mostra sua forte resiliência para ressurgir das cinzas. É um vilão “bondiano” que amamos em odiar e temer.

Sérgio Moro
Personagem: Capitão Nascimento, de “Tropa de Elite” (2007)

Adorado por uns, odiado por outros. Métodos questionáveis de abordagem, mas eficiente no que pretende. Representa um símbolo de combate a corrupção para um lado, enquanto para outro é um perigo se ganhar muitos poderes.

Aloísio Mercadante
Personagem: Fredo, de “O Poderoso Chefão 2”

Tentou “ajudar” o irmão por debaixo dos panos, mas, acabou apenas o prejudicando. Foi flagrado pelo próprio e, depois, sacrificado.

Marina Silva
Personagem: Eilis Lacey (Saoirse Ronan), de “Brooklyn”

Pensem em duas pessoas indecisas entre a tradição e a modernidade. Vai ou fica? Nem um nem outro. Mesmo quando a decisão óbvia a ser feita está na frente, refuga, demora, pensa mais um pouco e, finalmente, se decide. Aí, porém, é tarde demais e esgota a nossa paciência.

Fernando Henrique Cardoso
Personagem: Christof (Ed Harris), de “O Show de Truman”

Com um ego do tamanho do mundo, posa de discreto sempre dizendo para os outros o que fazer, escondendo um mundo de podres. E orgulha-se que, até hoje, ninguém nunca conseguiu achar a porta secreta. Apesar dela estar lá.

Eduardo Braga e Omar Aziz
Personagens: John Gustafson (Jack Lemmon) e Max Goldman (Walter Matthau), de “Dois Velhos Mais Rabugentos”

Brigam, brigam, brigam e brigam. Porém, são dois iguais. Tão iguais que acabam se metendo nas mesmas confusões e torcem para escaparem ilesos.