Filme: O Informante

Direção: Michael Mann

Elenco: Russell Crowe, Al Pacino, Christopher Plummer

Sinopse: O filme apresenta a trajetória do ex-biologista da Brown & Williamson Jeffrey Wigand (Russell Crowe) e do produtor Lowell Bergman (Al Pacino), que o convenceu a falar em público sobre os males que as empresas de tabaco sabem que colocam em seus produtos para viciarem os usuários. Baseado na história real de 1994, em que um ex-executivo da indústria do tabaco deu entrevista polêmica ao programa jornalístico 60 Minutos, da rede americana CBS.

Filme: As Golpistas

Direção: Lorene Scafaria

Elenco: Constance Wu, Jennifer Lopez, Julia Stiles

Sinopse: Inspirado no viral artigo da New York Magazine, Hustlers segue uma equipe de ex-funcionárias de clubes de strip-tease experientes que se unem para virar a mesa em seus clientes de Wall Street.

Crítica no Site do Cine Set: ” Tudo em “As Golpistas” é feito não para chocar, mas para divertir, encantar e questionar. Apesar do olhar pop, Scafaria faz uma crítica intrínseca das mazelas de ser uma stripper, como não ter vontade de manter relações com o namorado, ou a falta dele, o cansaço, a violência velada sofrida pelas mulheres pelos clientes mais poderosos e o quão artificial são as relações naquele trabalho” (leia o restante do texto aqui).

Filme: Os Imperdoáveis

Direção: Clint Eastwood

Elenco: Clint Eastwood, Morgan Freeman, Gene Hackman

Sinopse: Bill Munny, um pistoleiro aposentado, volta ativa quando lhe oferecem 1000 dólares para matar os homens que cortaram o rosto de uma prostituta. Neste serviço dois outros pistoleiros o acompanham e eles precisam se confrontar com um inglês, que também deseja a recompensa e um xerife, que não deseja tumulto em sua cidade.

Filme: Fora de Série

Direção: Olivia Wilde

Elenco: Kaitlyn Dever, Beanie Feldstein, Jessica Williams

Sinopse: Na véspera da formatura do ensino médio, duas superstars acadêmicas e melhores amigas percebem que deveriam ter trabalhado menos e se divertido mais. Determinadas a não ficar aquém de seus pares, as garotas tentam encaixar quatro anos de diversão em uma noite.

Crítica no Cine Set: ““Fora de Série” se encaixa no subgênero coming-age e tem um texto sagaz e muito identificável, embora sejam obras diferentes, essa identificação acaba por rememorar “Oitava Série”, longa de Bo Burnham. Entretanto, a característica mais forte da produção de Wilde é a subversão dos padrões já estabelecidos nesse “clássico” tipo de filme, tornando-o uma referência contemporânea do gênero”. (leia o restante da crítica clicando aqui).

Filme: A General

Direção: Buster Keaton, Clyde Bruckman

Elenco: Buster Keaton, Charles Henry Smith, Marion Mack

Sinopse: Johnnie é apaixonado por sua locomotiva, a General, e também pela bela Annabelle Lee. Quando a Guerra Civil tem início, ele não é aceito como combatente porque seria mais útil como engenheiro da ferrovia. Porém, Annabelle passa a considerá-lo um covarde por não lutar. É quando a General e Annabelle são raptadas por espiões da União, e Johnnie deve correr atrás de ambas, numa aventura movimentada, excitante e divertida através da ferrovia.

Crítica no Cine Set: “Noventa e um anos de sol e chuva nas costas, e A General continua a impressionar pelas cenas de ação, várias das quais devem continuar insuperadas no cinema, pelo risco de vida envolvido e pelo inusitado das situações. Até Jackie Chan aparecer, na década de 1980, os stunts mais perigosos e bestificantes do cinema são os de Keaton – quem já viu seus outros grandes filmes dos anos 1920, como Nossa Hospitalidade (1923) ou Marinheiro de Encomenda (1928), com aquela cena absurda da casa que desaba sobre ele – sabe que dele se podem esperar milagres como dublê, e A General não desaponta: entre os momentos mais se-alguma-coisa-der-errado-ele-morre-de-verdade estão os em que Johnnie tenta desacoplar vagões em movimento”. (leia o restante da crítica clicando aqui).

Filme: O Caso do Homem Errado

Direção: Camila de Moraes

Sinopse: Júlio César de Melo Pinto, o operário negro que foi executado em Porto Alegre pela Polícia Militar, nos anos 1980. A história do jovem é contada através de depoimentos como o de Ronaldo Bernardi, o fotógrafo que fez as imagens que tornaram o caso conhecido, o da viúva do operário, Juçara Pinto, e de nomes respeitados da luta pelos direitos humanos e do movimento negro no Brasil.