Com passagens por festivais internacionais com o curta-metragem “H2O”, Moacyr Massulo lança “Mau Hábito”, o mais novo filme da carreira em 2015. O realizador audiovisual ainda pretende um mergulho na história do futebol do Amazonas com dois documentários.

Moacyr Massulo vai fazer dois documentários em 2015 sobre uma das paixões dele: o futebol. “Cosmos” será sobre a lendária passagem por Manaus do clube americano liderado por Carlos Alberto Torres em um jogo contra o Fast Clube realizado no estádio Vivaldo Lima em 1980. Gravações serão realizadas no Rio de Janeiro e em Manaus no primeiro semestre deste ano. “É um fato histórico incrível de muita relevância para a nossa história esportiva, mas ainda pouco conhecido. Pretendo fazer um registro audiovisual que possa servir para completar essa história. Pesquiso sobre esse jogo desde 2010, quando tive conhecimento dele”, afirma o realizador audiovisual.

Já “Paixão Nacional” será uma reflexão pessoal sobre o fato de Manaus ter um estádio do porte da Arena da Amazônia. “É um filme sonhador, pois a mensagem é que não importa os problemas do cotidiano agora temos um estádio para assistir jogos com qualidade”, afirma Moacyr Massulo.

mau hábito moacyr massuloAlém das quatro linhas

Fora da temática do futebol, ele ainda pretende rodar “Excêntricos”, comédia sobre as inspirações dos roteiros dos curtas amazonenses. Outra produção dele prevista para este ano será a ficção “Mau Hábito”. Produção gravada no final de 2013 traz situações inusitadas envolvendo um sujeito que não consegue fogo para acender o cigarro após acordar no meio da noite para fumar. Além do próprio Moacyr Massulo, elenco conta com Érika Guedes e Hernan Herrera. O curta foi realizado em parceria com o grupo Planos em Sequência.

“Fizemos de dia o ‘Germes’, do Rafael Lima, e de noite o ‘Mau Hábito’. Tudo isso em dois finais de semana. Logo após o término das filmagens, alugamos um estúdio para finalizar e mixar o projeto, porém, fui para Itacoatiara apresentar o Fecani e acabei deixando o filme de lado por um tempo. Comecei a edição do material somente na metade de 2014. Ainda não há previsão de lançamento, porém, desse ano não passa”, declara Moacyr Massulo.

Moacyr Massulo afirma que pretende fazer esses futuros projetos com mais calma do que, por exemplo, quando realizou “H2O”, curta-metragem escrito em julho, filmado em agosto e lançado em setembro de 2012. “Tento controlar essa inquietude de filmar logo para ir produzindo com mais calma, buscando mais referências. Continuo assistindo muitos filmes e sempre tento experimentar, seja com equipamentos, planos ou no silêncio”, finaliza.

mau hábito moacyr massulo equipe


VEJA OUTRAS MATÉRIAS DO ESPECIAL SOBRE O CINEMA NO AMAZONAS EM 2015: