Quatro dos oito indicados ao Oscar 2016 de Melhor Filme chegaram aos cinemas de Manaus. Entre as produções já lançadas no país apenas “Spotlight – Segredos Revelados” não entrou em cartaz na capital amazonense. Outros três longas ainda estão para serem lançados em todo Brasil.

O primeiro a chegar foi “Mad Max – Estrada da Fúria”. O filme de George Miller chegou às salas locais no dia do lançamento nacional ocorrido em 14 de maio. No mês de outubro, duas produções chegaram aos cinemas de Manaus: “Perdido em Marte”, no dia 1º , e “Ponte dos Espiões, no dia 22.

Pesam a favor desses filmes o fato de serem grandes produções de Hollywood com astros do porte como Charlize Theron, Matt Damon e Tom Hanks de protagonistas e diretores conhecidos envolvidos como George Miller, Ridley Scott e Steven Spielberg.

O mais recente dos indicados a chegar a Manaus foi “A Grande Aposta”. Com um elenco de pesos pesados do cinema americano como, por exemplo, Brad Pitt, Christian Bale, Steve Carell e Ryan Gosling, a produção sobre a crise americana de 2008 estreou nesta quinta-feira (14) em Manaus. O longa chega acompanhado de “Carol” e “Creed”, outros dois filmes indicados ao Oscar.


Ausência

Premiado por críticos dos EUA, “Spotlight – Segredos Revelados” não chegou aos cinemas de Manaus no dia do lançamento nacional: 7 de janeiro deste ano. Nem mesmo a força de astros como Michael Keaton, Mark ‘Hulk’ Ruffalo e Rachel McAdams conseguir espaço no mercado local.

“Spotlight – Segredos Revelados” mostra os bastidores da investigação de um grupo de jornalistas de Boston, que descobriram um enorme escândalo de abuso sexual infantil dentro da arquidiocese católica local. Ainda não há data prevista para o lançamento em Manaus.


Próximas estreias

O próximo indicado ao Oscar de Melhor Filme a chegar nos cinemas brasileiros será “O Regresso”. A produção com 12 nomeações dirigida por Alejandro González Iñarritu e estrelada por Leonardo DiCaprio estreia em 4 de fevereiro. Pela força dos envolvidos no projeto, com a comoção causada pela possível primeira vitória do astro e uma história com grandes sequências de ação, a expectativa é que “O Regresso” não enfrente muitas dificuldades para chegar a Manaus.

“O Quarto de Jack” e “Brooklyn” devem enfrentar dificuldades para chegar a Manaus por serem produções de investimento menor e com histórias mais intimistas. O primeiro é estrelado por Brie Larson e chega aos cinemas locais no dia 18 de fevereiro, enquanto o segundo ainda não tem previsão de estreia no Brasil.


Problema recorrente desde 2005

Nos últimos dez anos, exceto por 2006 e 2008, pelo menos, uma produção indicada ao Oscar de Melhor Filme não teve lançamento nas salas de exibição da capital amazonense. Produções com “Sideways”, “Pequena Miss Sunshine”, “Minhas Mães e Meu Pai”, “Ela” e “Nebraska” não chegaram a Manaus.

Em 2015, exceto por “O Grande Hotel Budapeste” e “Boyhood”, todos os indicados a Melhor Filme chegaram a Manaus. O problema foi que “A Teoria de Tudo”, “Birdman” e “Whiplash – Em Busca da Perfeição” estrearam apenas uma semana após o Oscar.