A Cinemateca Francesa de Paris promove, entre os dias 18 de março e 18 de maio, uma mostra em homenagem ao cinema brasileiro. Brasil! Une histoire du cinéma brésilien levará para o público francês importantes figuras e movimentos cinematográficos do país, como o cinema novo de Glauber Rocha e Carlos Diegues e o cinema marginal de Rogério Sganzerla.

Serão exibidas na mostra 94 produções brasileiras que marcaram época, dentre elas o documentário Cabra marcado para morrer, filme de Eduardo Coutinho interrompido durante a ditadura militar e só finalizado quase vinte anos depois, o drama Central do Brasil, dirigido por Walter Salles, premiado em Berlim, e o sucesso de bilheteria nacional Tropa de Elite, de José Padilha. Também estão incluídos experimentos de linguagem que marcaram a cinematografia nacional, como Limite, de Mário Peixoto, e São Paulo S.A., de Luís Sérgio Person.

No dia 21 de março, a organização da mostra realiza a conferência Panorama du cinéma brésilien, com um debate sobre a produção brasileira que contará com a participação dos cineastas Carlos Diegues, Claudio Marques e Juliana Rojas, além da crítica Tatiana Monassa e a pesquisadora Gabriela Trujillo.

A lista completa dos filmes brasileiros que serão exibidos e mais informações sobre o evento podem ser encontrados no site oficial da Cinemateca Francesa.

do site Filme B