A Cinépolis assegurou sua entrada no mercado europeu com a compra da Yelmo Cines, segundo maior exibidor da Espanha. A cadeia mexicana, quarta maior do mundo, hoje conta com salas no Brasil, Estados Unidos, Colômbia e Índia, entre outros mercados. Com a negociação, a empresa estaria iniciando “planos ambiciosos” na Europa, de acordo com o jornal El País.

A Yelmo conta com 414 salas distribuídas por 37 complexos em 20 cidades espanholas. Em 2014, a rede exibidora atraiu 11,2 milhões de espectadores a seus cinemas. Com a compra, a Cinépolis rompe a fronteira das 4 mil salas no mundo. No Brasil, onde desembarcou em 2010, a mexicana ultrapassou a barreira das 300 salas em novembro passado e hoje ocupa o segundo lugar em market share.

A Cinépolis Espanha terá como presidente Fernando Évole, conselheiro da Yelmo e filho do fundador, Ricardo. Lançada em 1981, a empresa conta com mais de 800 funcionários. Em 2014, divulgou um relatório que apontava um crescimento de 10,4%, com um faturamento total de € 75,4 milhões no ano. No entanto, a companhia também acumula dívidas estimadas em € 16,9 milhões.

do site Filme B