The Normal Heart

O mês de dezembro traz o Dia Mundial da Luta Contra a AIDS, marcado para 1º. Como parte de uma campanha idealizada por estudantes do curso de Relações Pública intitulada “Soro positivo, preconceito negativo”, o Cine&Vídeo Tarumã exibe três filmes com a temática sobre a doença. As sessões do cineclube da Universidade Federal do Amazonas são gratuitas e acontecem sempre às 12h30, no Auditório Rio Negro, localizado no Instituto de Ciências Humanas e Letras, Setor Norte do Campus.

Indicado ao Globo de Ouro de Melhor Filme Comédia/Musical e vencedor do prêmio Palma Queer no Festival de Cannes, “Orgulho e Esperança” abre a programação nesta segunda-feira (30). O filme dirigido por Matthew Warchus é ambientado no Reino Unido e acompanha que ativistas gays trabalham duro para ajudar os mineiros durante a longa greve do Sindicato Nacional dos Mineiros, no verão de 1984. O elenco conta com Bill Nighy, Imelda Staunton e Dominic West.

Já o telefilme da HBO, “The Normal Heart” ganha destaque na quarta-feira (2). A produção estrelada por Mark Ruffalo trata sobre o auge da disseminação do vírus HIV em Nova York, no início da década de 1980, sob olhar do ativista Ned Weeks, gay, judeu e fundador de uma firma de advocacia voltada para casos relacionados ao vírus. Dirigido por Ryan Murphy, a obra tem no elenco Taylor Kitsch, Alfred Molina, Julia Robers e Corey Stoll.

Fechando a programação está “Boa Sorte”, na sexta-feira (4). O drama brasileiro estrelado por Deborah Secco e Fernanda Montenegro mostra o adolescente João, que após uma série de problemas comportamentais, é internado pela família em uma clínica psiquiátrica. No local ele conhece Judite, também paciente, por quem logo se apaixona. Ela não tem muito tempo de vida e ambos sabem disto, o que não impede que iniciem um intenso romance.