Os principais players do mercado cinematográfico se reunirão nos dias 16, 17 e 18 de novembro no Centro de Convenções Frei Caneca, na cidade de São Paulo-SP, Brasil, para conferir as últimas novidades tecnológicas e discutir as tendências do setor nos campos da exibição, distribuição e produção de filmes.

Em sua terceira edição, a Expocine se consolida como um dos maiores eventos de negócios voltados ao cinema e espera receber mais de 3 mil visitantes durante os três dias da convenção.

Numa área de 3.200 metros quadrados, a Feira mais do que triplicou de tamanho se comparados os 1.000 metros quadrados da sua edição inaugural, em 2014. Serão 70 estandes.

Além da exposição de produtos e serviços, a programação inclui palestras sobre temas mercadológicos, seguidas por apresentações de distribuidoras nacionais e internacionais.

Todos os grandes estúdios de Hollywood – como Disney, Paramount, Warner Bros, Fox Films, Universal e Sony Pictures – já confirmaram presença para apresentar seus próximos lançamentos para os exibidores de toda a América Latina.

“Depois da China, a América Latina é a região que mais cresce em números de ingressos vendidos em todo o mundo e esta convenção anual tem se mostrado cada vez mais necessária como importante polo de encontro dos agentes do setor, fomentando debates e negócios essenciais para o desenvolvimento do setor na região”, destaca Marcelo Lima, diretor da Expocine.

Dentre os principais players já confirmados, estão empresas de projetores digitais, som imersivo, controle de ingressos, poltronas, revestimento, arquitetura, pipoqueiras, entre outras necessidades para este mercado. São elas: Barco, Big Poc, Biocopo, Bravoluz, Centauro, Christie, Cine Brasil, Cinecolor, Consciência, Dolby, Equiposhop, Flavored Popcorn, Gabo, Rosset, Hotsound, Ideal, Imply, Ingresso.com,Inorca, Kelonik, Lumma, MasterImage, Maxillusion, NEC, Osram, Pipocas Cianorte, PrimePass, Projetelas, Quanta DGT, Santa Clara, Severtson, Soluplex, Spcine, Strong MDI, Tonks, UNID e Wintex. 

Mercado em alta na América Latina

A bilheteria de cinema no Brasil cresceu 20,1 % em 2015, em comparação com o ano anterior. De acordo com a Agência Nacional do Cinema (Ancine), 172,9 milhões de espectadores passaram pelas salas de cinema do Brasil no ano passado, o que significa um aumento de 11,1% em relação a 2014.

E das dez maiores bilheterias contabilizadas no Brasil desde 2004, nada menos do que oito foram conquistadas entre 2015 e 2016 (Avengers: Age of Ultron, em 1º; Captain America: Civil War, em 2º; Furious 7, em 3º; Batman v Superman: Dawn of Justice, em 4º; Minions, em 6º; Os Dez Mandamentos – O Filme, em 7º; Finding Dory em 8º e Star Wars: The Force Awakens, em 9º).

“Este crescimento só não tem sido maior porque o setor de shoppings centers, que está diretamente atrelado ao de cinema, arrefeceu com a queda do poder de consumo do brasileiro com a crise político-econômica que se arrasta desde 2014, impedindo a abertura de mais complexos cinematográficos”, analisa Marcelo Lima.

Este bom desempenho tem influenciado diretamente a expansão do setor na América Latina. Enquanto a bilheteria mundial registrou crescimento de 5% em 2015 em relação a 2014, na América Latina esse índice foi de 13%, segundo a MPAA (Motion Picture Association of America).

O campeão em renda foi o México (US$ 900 milhões), seguido pela Argentina, que apresentou maior expansão na região ao obter crescimento de 38% (US$300 milhões) no mesmo período – número impulsionado por sucessos como Minions, Furious 7, Inside Out, El Clan e Jurassic World.

Se os blockbusters naturalmente fazem sucesso, as produções locais não deixam a desejar. Segundo o Observatório Europeu do Audiovisual, o público local para os 182 filmes argentinos chegou a 14,5% em 2015. O número não é muito superior aos 13% alcançados pelo cinema nacional no Brasil no período, mas apresenta diferenças significativas se levarmos em consideração a extensão territorial e a quantidade de salas de ambos.

Esse crescimento não é meteórico, mas sim constituído ao longo dos últimos anos e do esforço da própria América Latina em se consolidar como importante mercado local e de exportação de filmes.

“O Brasil é um dos maiores influenciadores da América Latina nos mais variados setores, e com o cinema não é diferente. Esta significativa expansão do cinema na região é fruto também do bom desempenho do Brasil ao investir em produções de sucesso e em novas salas com alta tecnologia de som e imagem”, afirma Marcelo Lima, diretor da Expocine. 

Serviço

Expocine

Data: 16, 17 e 18 de novembro de 2016

Local: Centro de Convenções Frei Caneca (Rua Frei Caneca, 569 – Consolação, São Paulo /SP)

Mais informações: www.expocine.com.br

com informações de assessoria