Quem começa a mergulhar de cabeça no mundo do cinema eventualmente encontra a necessidade de buscar referências sobre aquele universo, para poder ter maior embasamento e começar a ver filmes com olhos mais atentos. Porém, a pergunta quase sempre é: por onde começar? Espectadores (e leitores) mais afoitos provavelmente não se sentirão muito à vontade pegando logo de cara teorias (às vezes bem discutíveis) e verdadeiros tratados com uma linguagem mais erudita. Convenhamos que não são obras muito estimulantes à primeira vista.

Nesse sentido, Como Ver Um Filme é uma ótima porta de entrada para quem quiser começar essa jornada pela cinefilia e o universo cinematográfico. O livro é escrito por Ana Maria Bahiana, brasileira com décadas de atividade em jornalismo cultural, tanto em cinema quanto na área musical. Ana já passou por veículos como a Rolling Stone e The New York Times, e há anos mora em Los Angeles, conferindo de perto a efervescência da indústria cinematográfica hollywoodiana. Embora ela não tenha o hábito de resenhar filmes com muita frequência, seu blog é sempre uma leitura recomendada pela linguagem charmosa de seus textos e pela experiência de quem sabe do que está falando. Ela é inclusive a única correspondente brasileira da Hollywood Foreign Press, a associação responsável pela premiação dos Globos de Ouro.

Como Ver Um Filme nasceu a partir de toda essa bagagem de Bahiana e também de algumas palestras ministradas por ela, com um objetivo muito simples: educar o espectador médio a enriquecer sua experiência de ver filmes. A própria autora define essa percepção logo na introdução do livro.

“A isso eu chamo ver, e não assistir. Passar do estágio de plateia passiva – a que se deixa sequestrar pelo filme – para o de plateia ativa – que colabora com os realizadores acrescentando ao filme sua percepção, memórias e emoções de espectador. Deixando-se levar por algumas ideias, recusando outras. Compreendendo, o tempo todo, por que está vendo o que está vendo (e não outra coisa), nesta ordem (e não em outra) e com estes sons (e não outros, ou nenhum). Quando conseguimos isso, a experiência de ir ao cinema se transforma.” (Ana Maria Bahiana, Como Ver Um Filme)

Graças à linguagem simples e o tom que, embora didático muitas vezes, nunca se torna cansativo, a jornalista atinge sua proposta com sucesso. Ana Maria Bahiana é a guia de um passeio pelo fazer cinematográfico (particularmente o do cinemão americano), que mostra o que acontece desde que uma ideia é jogada para um produtor (o pitch) até o processo de montagem e finalização do filme. Já na segunda parte do livro, a autora se concentra em conceituar e exemplificar os gêneros cinematográficos que podem ajudar a entender a construção de um determinado filme.

Um dos grandes méritos de Bahiana, aliás, é se utilizar de exemplos conhecidos do público em geral, o que torna a obra mais acessível, unindo clássicos e contemporâneos. Ela pode começar citando Crepúsculo dos Deuses, mas há espaço também para franquias e blockbusters como O Senhor dos Anéis e Titanic. Outro ponto positivo que mantém o ritmo da leitura são as histórias curiosas de bastidores que surgem no decorrer do livro. Quem imaginaria que Uma Linda Mulher, na verdade, nasceu com um conceito bem diferente de um drama pessimista sobre uma prostituta viciada em drogas e que terminaria com uma overdose na beira da estrada?

Estruturado como um verdadeiro manual, com bom texto e uma diagramação charmosa, Como Ver Um Filme poderia até se tornar uma leitura obrigatória para a formação de um público melhor, estimulando o espectador a encarar o cinema não só como um mero entretenimento acompanhado da pipoca. Ana Maria Bahiana não julga o gosto de seu leitor; ela só lhe entrega as ferramentas básicas necessárias para que ele compreenda que é possível fazer muito mais do que simplesmente assistir ao filme. Isso não vai tornar ninguém mais chato quando vai ao cinema – só vai abrir os olhos para todo o universo que se esconde por trás da tela e tornar a experiência toda mais instigante.

como ver um filme ana maria bahiana

Como Ver Um Filme

Autora: Ana Maria Bahiana

Editora: Nova Fronteira

Páginas: 253

Preço: de R$ 30 a R$ 40