Cartão-postal da Austrália, o belo Opera House, em Sydney, será tema de uma co-produção entre Dinamarca e Suécia, além do país da Oceania. Intitulado de “Utzon, the Man Behind the Opera House”, o longa vai se concentrar na história do arquiteto dinamarquês Jørn Utzon e na jornada para construir a obra-prima da carreira. As informações são do site Entertainment Weekly.

“Utzon foi um grande arquiteto dinamarquês e a história da criação do Opera House em Sydney é fascinante e assustadora. É uma história que necessita ser contada”, disse o produtor Ole Søndberg. Ele foi o produtor executivo de “Millenium – Os Homens Que Não Amavam as Mulheres”.

Em 1957, Jørn Utzon venceu o concurso internacional de arquitetura para construir o Opera House, derrotando 332 candidatos. Ao lado do engenheiro compatriota Ove Arup, ele começou a participar da obra até desistir dela em 1966, quando entrou em conflito com o ministro do Trabalho australiano, Davis Hughes. O monumento ficou pronto apenas em 1973 sem a presença de Utzon.

Somente em 2003, o arquiteto teve o trabalho reconhecido pela Universidade de Sydney com o Prêmio Pritzker. Jørn Utzon morreu cinco anos depois.