Ainda há muitas perguntas sobre o enigmático projeto “Blade Runner 2”, sequência do clássico da ficção científica de 1982, e poucas respostas. Afinal, pouquíssimos detalhes da produção foram revelados até o momento. Porém, enquanto ninguém responde a mais importante dessas perguntas – “O mundo realmente precisa de uma continuação de ‘Blade Runner'”? – já se pode noticiar que pelo menos o diretor de fotografia do filme já foi contratado, e trata-se de um dos melhores da atualidade.

É Roger Deakins o escolhido para filmar “Blade Runner 2”, repetindo assim a sua parceria com o diretor do projeto, o canadense Dennis Villeneuve. Villeneuve e Deakins trabalharam juntos em “Os Suspeitos” (2013) e repetiram a dose no suspense “Sicario”, que foi exibido há poucos dias no Festival de Cannes.

Deakins fez a cinematografia de alguns dos filmes mais bonitos dos últimos tempos, como “O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford” (2007), “Os Últimos Passos de um Homem” (1995), “Um Sonho de Liberdade” (1994), além de colaborar frequentemente com os irmãos Joel e Ethan Coen – ele fotografou “Fargo” (1996), “E Aí, Meu Irmão, Cadê Você” (2000), “Onde os Fracos Não Tem Vez” (2007) e “Bravura Indômita” (2010), entre outros.

“Blade Runner 2”, com Villeneuve na direção e o diretor do filme original, Ridley Scott, na produção, será filmado ano que vem para uma estreia em 2017. Harrison Ford, ator do longa original, já está confirmado no elenco, embora provavelmente não será o protagonista – os últimos rumores apontavam que Ryan Gosling era candidato a estrelar o filme ao lado de Ford – relembre aqui.