Responsável pela trilogia “O Poderoso Chefão” e pelo clássico “Apocalypse Now”, o aclamado diretor de cinema Francis Ford Coppola conversou ao longo desta semana com os alunos da Escola Internacional de Cinema e Televisão de Cuba, localizada em San Antonio de los Baños, para debater a criação cinematográfica.

Na quinta-feira, deixando um pouco de lado o currículo, o cineasta premiado foi à cozinha para cozinhar uma massa com ingredientes que ele mesmo levou.

Cercado por funcionários da cozinha, além de estudantes, o diretor atirou sal dentro de imensas panelas cheias de água fervente, adicionou ervas bem picadas e mexeu o molho.

“Olhem para mim. Gosto de comer e… quando tinha a idade deles não tinha dinheiro nenhum. É por isso que disse a eles … que sou tão pesado, porque só comia espaguete com queijo, que era barato”, disse.

“Então aprendi a cozinhar para poder comer, e ligava para minha mãe e perguntava ‘como você faz isso?’, ou quando via alguma coisa que gostava sempre aprendia como fazer.”

O diretor, de 76 anos, já fez filmes em várias localidades exóticas, e com a iminência do reatamento das relações diplomáticas entre Washington e Havana ele afirmou que Cuba seria um “lugar maravilhoso” para fazer um filme. “É um lugar lindo. É um país lindo”, afirmou. “Havana é uma linda cidade”.

da Agência Reuters