Terence Winter, roteirista indicado ao Oscar por “O Lobo de Wall Street” (2013), deixou a produção da série da HBO “Vinyl” por causa das velhas “diferenças criativas”. A informação é do site Deadline Hollywood e chama a atenção porque, recentemente, a HBO confirmou que o seriado ganhará uma segunda temporada ano que vem. Winter era produtor-executivo do programa e um dos seus criadores, junto com o cineasta Martin Scorsese e o roqueiro Mick Jagger.

Winter tinha a HBO como sua casa, pois trabalhou lá por mais de uma década. Foi roteirista e produtor da clássica “Família Soprano” (1999-2007) e depois criou e produziu “Boardwalk Empire: O Império do Contrabando” (2010-2014), em parceria com Scorsese e o ator Mark Wahlberg.

“Vinyl” é um projeto de vinte anos de Scorsese e Jagger, que a princípio queriam desenvolvê-lo como filme. Depois do fim de “Boardwalk Empire”, ambos abordaram Winter para transformá-lo em série de TV. O programa aborda a indústria da música no começo dos anos 1970, enfocando a fictícia gravadora American Century, presidida pelo instável Richie Finestra (Bobby Cannavale). Apesar de Scorsese ter dirigido o primeiro episódio, com 2 horas de duração, até agora a série teve uma audiência tímida e as críticas têm sido, em geral, mornas.

A HBO exibirá o último episódio da primeira temporada em 17 de abril. Na sua declaração oficial, a rede afirmou: “Ao entrarmos na segunda temporada de ‘Vinyl’, decidimos que era hora de fazer uma mudança na direção criativa da série. Ficamos gratos por nossa longa parceria com Terry Winter em ‘Família Soprano’, ‘Boardwalk Empire’ e agora em ‘Vinyl’ e ansiamos por nossa próxima colaboração com ele”.

A HBO já contratou Scott Z. Burns, roteirista de “O Ultimato Bourne” (2007) e de vários projetos de Steven Soderbergh, e Max Borenstein, roteirista de “Godzilla” (2014), para comandarem a série a partir da segunda temporada.