Deerskin“, novo longa de Quentin Dupieux, que estreou na mostra Quinzena dos Realizadores em Cannes e foi exibido no Festival de Londres deste ano, é uma arriscada sátira sobre emasculação que não tem medo de tirar sarro de si mesma. Capitaneada por uma performance corajosa de Jean Dujardin, a comédia deve achar fãs no circuito de arte.

Dujardin, longe da persona galante que incorporou no vencedor do Oscar “O Artista”, é Georges, um homem infeliz e de pouca importância que se muda para uma cidadezinha do interior da França após se separar da esposa em meio a brigas e conflitos. Ele claramente se odeia e, numa tentativa de se sentir apreço por si, decide gastar o dinheiro que retirou às pressas de sua conta conjunta com a mulher em uma jaqueta de pele de veado.

Em seu desespero, ele começa a falar com a peça de roupa e se torna obcecado por ela, a ponto de imaginar diálogos inteiros entre os dois. Um dia, ele se convence de que ela quer ser a única no mundo e que Georges é o encarregado de se livrar de todas as outras jaquetas. Esse delírio o leva a planos cada vez mais absurdos e, eventualmente, assassinos. 

OS DISFARCES DE TODOS OS DIAS 

É jocosa a maneira como Dupieux, que também escreve o roteiro, compara a vida de Georges com os outros moradores da vila, na medida que, na insignificância de suas existências, todos eles se apegam a objetos numa tentativa de se sentirem importantes. De certa forma, eles se tornam armaduras que protegem as pessoas do seu vazio existencial.

O protagonista, no entanto, está tão preso dentro de um ciclo de auto-rejeição que o desejo por uma armadura passa a ser quase literal: ele se torna obcecado por qualquer roupa feita de pele de veado e passa a se filmar durante cada momento em que está usando uma.

Quando Denise (Adèle Haenel), uma garçonete e editora de vídeo amadora que se torna amiga de Georges, vê suas gravações, ele mente dizendo ser um cineasta e que as imagens fazem parte de um filme. Ela deduz que o filme é sobre a maneira como as pessoas se fecham dentro de disfarces. Para além de toda a matança, esse é o real tema de “Deerskin“.

Dujardin está perfeito na pele do psicopata tristonho (e potencialmente “incel“), incorporando um homem tão ferido que perdeu a capacidade de tomar decisões racionais. As cenas em que ele tem que contracenar com a jaqueta são absurdas e incríveis. Quando os corpos começam a aparecer pela cidade, no entanto, o humor é seco e niilista e Dupieux pondera que justiça pode salvar os homens de suas próprias inseguranças. 

“Deerskin” não está preocupado em agradar a todos e seu sucesso deve ficar restrito a fãs de comédias muito ácidas. Seus detratores podem questionar sua lógica – seria impossível crimes como os do protagonista não o levarem a prisão – mas, para quem embarca em sua proposta, o longa é um dos filmes mais engraçados do ano. 

‘The Book of Clarence’: o Black Power chega ao Novo Testamento 

Depois de reler o faroeste em "Vingança e Castigo", Jeymes Samuel agora traz sua visão black power para o Novo Testamento. "The Book of Clarence", novo projeto do diretor britânico que teve sua estreia mundial no Festival de Londres deste ano, dá um toque moderno ao...

‘Levante’: vibrante celebração de sororidade e resiliência

O inferno são os outros em "Levante", filme de Lillah Halla exibido no Festival de Londres. No entanto, ele também acredita que nossas relações sociais possam servir como um paraíso. Premiada pela organização de críticos Fipresci quando estreou na Quinzena dos...

‘Priscilla’: Sofia Coppola apresenta conto de fadas sombrio

Romances de conto de fadas raramente sobrevivem à vida real. Para cada Grace Kelly, há sempre uma Lady Di ou Anna Bolena. Nessa linha, "Priscilla", novo filme de Sofia Coppola, acompanha uma mulher levada à realeza da cultura pop por conta de um amor eventualmente...

‘All of Us Strangers’: a luta por uma vida sem fantasmas 

Fora do celuloide, fantasmas causam mais drama do que horror. "All of Us Strangers", novo longa do cineasta britânico Andrew Haigh (“45 Anos”), dá voz a vários fantasmas, entre eles, a orfandade precoce e o medo de intimidade. Exibido no Festival de Londres...

‘The Boy and the Heron’: Miyazaki revisita carreira em prece por mundo melhor

As dores do crescimento e os fantasmas da guerra dão o tom de "The Boy and the Heron", novo filme de Hayao Miyazaki. Exibida no Festival de Londres deste ano após passagens em Toronto e San Sebastián, a produção marca o retorno do animador japonês à direção de...

‘Pobres Criaturas’: odisseia steampunk regada de curiosidade e loucura

“Pobres Criaturas”, novo filme de Yorgos Lanthimos, celebra o poder da descoberta com uma euforia quase infantil. A produção, vencedora do Leão de Ouro em Veneza e exibida no Festival de Londres deste ano, é uma bizarra odisseia steampunk que tem todas as chances de...

‘Assassinos da Lua das Flores’: drama épico em marcha lenta

"Assassinos da Lua das Flores", novo projeto do diretor Martin Scorsese, é um drama de proporções épicas, que usa a roupagem do faroeste para falar sobre ganância, racismo, e opressão nos Estados Unidos. Exibido no Festival de Londres, o filme tem dificuldade em...

‘Mais que Amigos’: marco de representatividade sem esquecer de divertir

"Mais que Amigos" dá aos gays u protagonismo em um dos mais codificados gêneros do mainstream cinematográfico: a comédia romântica. O filme de Nicholas Stoller, exibido no Festival de Londres depois da estreia em Toronto, é um marco de representatividade que não...

‘The Whale’: tratado sobre culpa, coragem e moralismo religioso

Quem cantava a pedra do retorno de Brendan Fraser já pode anunciar: "eu avisei!". "The Whale" é um filme que dá a devida vitrine ao astro e o coloca na dianteira da disputa do Oscar de Melhor Ator do ano que vem. Exibido no Festival de Londres depois da estreia...

‘The Son’: Florian Zeller erra tudo em drama sobre depressão

Depois de retratar a demência em "Meu Pai", Florian Zeller agora se debruça sobre a depressão em "The Son" (O Filho, em português). O filme, exibido no Festival de Londres após estrear em Veneza, marca outra incursão do cineasta francês no ambiente familiar....