Deerskin“, novo longa de Quentin Dupieux, que estreou na mostra Quinzena dos Realizadores em Cannes e foi exibido no Festival de Londres deste ano, é uma arriscada sátira sobre emasculação que não tem medo de tirar sarro de si mesma. Capitaneada por uma performance corajosa de Jean Dujardin, a comédia deve achar fãs no circuito de arte.

Dujardin, longe da persona galante que incorporou no vencedor do Oscar “O Artista”, é Georges, um homem infeliz e de pouca importância que se muda para uma cidadezinha do interior da França após se separar da esposa em meio a brigas e conflitos. Ele claramente se odeia e, numa tentativa de se sentir apreço por si, decide gastar o dinheiro que retirou às pressas de sua conta conjunta com a mulher em uma jaqueta de pele de veado.

Em seu desespero, ele começa a falar com a peça de roupa e se torna obcecado por ela, a ponto de imaginar diálogos inteiros entre os dois. Um dia, ele se convence de que ela quer ser a única no mundo e que Georges é o encarregado de se livrar de todas as outras jaquetas. Esse delírio o leva a planos cada vez mais absurdos e, eventualmente, assassinos. 

OS DISFARCES DE TODOS OS DIAS 

É jocosa a maneira como Dupieux, que também escreve o roteiro, compara a vida de Georges com os outros moradores da vila, na medida que, na insignificância de suas existências, todos eles se apegam a objetos numa tentativa de se sentirem importantes. De certa forma, eles se tornam armaduras que protegem as pessoas do seu vazio existencial.

O protagonista, no entanto, está tão preso dentro de um ciclo de auto-rejeição que o desejo por uma armadura passa a ser quase literal: ele se torna obcecado por qualquer roupa feita de pele de veado e passa a se filmar durante cada momento em que está usando uma.

Quando Denise (Adèle Haenel), uma garçonete e editora de vídeo amadora que se torna amiga de Georges, vê suas gravações, ele mente dizendo ser um cineasta e que as imagens fazem parte de um filme. Ela deduz que o filme é sobre a maneira como as pessoas se fecham dentro de disfarces. Para além de toda a matança, esse é o real tema de “Deerskin“.

Dujardin está perfeito na pele do psicopata tristonho (e potencialmente “incel“), incorporando um homem tão ferido que perdeu a capacidade de tomar decisões racionais. As cenas em que ele tem que contracenar com a jaqueta são absurdas e incríveis. Quando os corpos começam a aparecer pela cidade, no entanto, o humor é seco e niilista e Dupieux pondera que justiça pode salvar os homens de suas próprias inseguranças. 

“Deerskin” não está preocupado em agradar a todos e seu sucesso deve ficar restrito a fãs de comédias muito ácidas. Seus detratores podem questionar sua lógica – seria impossível crimes como os do protagonista não o levarem a prisão – mas, para quem embarca em sua proposta, o longa é um dos filmes mais engraçados do ano. 

‘Delia Derbyshire: The Myths and Legendary Tapes’, o retrato multifacetado de uma viajante do tempo

https://www.youtube.com/watch?v=CM8uBGANASc O tradicional seriado “Doctor Who” completou 57 anos em novembro de 2020. A música-tema - um dos primeiros inteiramente eletrônicos criados para a televisão - entrou para os anais da ficção científica e, ainda que diversos...

‘David Byrne’s American Utopia’, a sequência espiritual de ‘Stop Making Sense’

Em certo ponto de "David Byrne's American Utopia", filme que registra o recente show que Byrne apresentou na Broadway, o músico faz questão de lembrar o público do Teatro Hudson, em Nova York, de que tudo o que eles estão ouvindo é gerado ao vivo. Ele admite não ter...

‘Cicada’: delicado romance marcado por traumas masculinos

Com uma poderosa abordagem sobre traumas masculinos, "Cicada" é um corajoso drama que aponta Matthew Fifer como uma nova voz do cinema queer dos EUA. O filme de Fifer e Kieran Mulcare, que estreou no Festival Outfest em Los Angeles e foi exibido no Festival de Londres...

‘Ammonite’: um cansativo sub-‘Retrato de uma Jovem em Chamas’

Depois do sucesso de seu primeiro longa, "O Reino de Deus", Francis Lee torna a apostar em um romance LGBT em sua nova produção, "Ammonite". No entanto, as semelhanças entre os filmes acabam por aí. Mesmo contando com performances poderosas de Kate Winslet e Saoirse...

‘A Voz Humana’: Tilda Swinton hipnotiza em Almodóvar menor

Unindo dois titãs do cinema, "A Voz Humana" é um filme cuja primeira foto de bastidor já foi suficiente para quebrar a internet cinéfila. A visão do diretor espanhol Pedro Almodóvar ao lado da atriz britânica Tilda Swinton veio cheia de promessa e o curta - que...

‘Um Crime Comum’: angústia da culpa domina belo thriller argentino

Combinando thriller psicológico e drama social, "Um Crime Comum", novo filme de Francisco Márquez, vê uma mulher entrar em colapso diante de um senso de culpa coletiva. Uma co-produção Argentina-Brasil-Suíça, o longa, que estreou na Berlinale, marca a única presença...

‘Another Round’: Mads Mikkelsen arrasador em comédia ácida

Se você queria ver Mads Mikkelsen bebendo até cair e mostrando um certeiro timing cômico, você acaba de achar seu filme do ano. "Another Round", longa de Thomas Vinterberg que estreou em Toronto e foi exibido no Festival de Londres deste ano, reúne o cineasta com o...

‘Fábulas Ruins’: conto italiano totalmente perdido

Era uma vez, nos subúrbios de Roma, crianças que tentaram sobreviver às férias de verão a despeito de seus pais e responsáveis. Esse é o mote de "Fábulas Ruins", drama italiano que estreou na Berlinale - onde ganhou o prêmio de melhor roteiro - e foi exibido no...

‘El Prófugo’: suspense digno dos clássicos do ‘Supercine’

Após um evento traumático, uma dubladora se vê às voltas com um estranho fenômeno em "El Prófugo", suspense argentino que estreou na Berlinale e foi exibido no Festival de Londres deste ano. Depois de brincar com a comédia policial em seu primeiro longa "Morte em...

‘Never Gonna Snow Again’: curiosa história de um super-herói do leste europeu

De uma terra desolada pela radiação, um viajante chega a uma cidade e, com estranhos poderes, se dedica a mudar a vida de seus habitantes. "Never Gonna Snow Again", drama polonês exibido no Festival de Londres deste ano, pode não pertencer à franquia da Marvel ou da...