Constantemente, eu falo nos textos e vídeos do Cine Set sobre a massiva presença de diretores e roteiristas homens ao retratarem narrativas femininas. Entretanto, confesso que nunca pensei na chance do contrário acontecer e, felizmente, pude contemplar esta possibilidade neste grande filme da francesa Claire Denis. ‘Bom Trabalho’ é uma obra com temática essencialmente masculina vista sob a ótica intimista da cineasta e o olhar contemplativo de Agnès Godard na direção de fotografia.

‘Bom Trabalho’ acompanha o sargento Galoup (Denis Lavant) e suas memórias sobre o treinamento da legião francesa no nordeste da costa africana. No convívio entre militares, o longa destaca a devoção do protagonista ao comandante Bruno Forestier (Michel Subor) e sua incomum aversão ao soldado novato Guilles Sentain (Grégoire Colin).

Logo de início, a abordagem mais natural e sincera sobre o cotidiano militar é o que destaca a proposta de Denis. Diferente da romantização ou extrema glamourização que vemos sobre tais narrativas nos filmes hollywoodianos, aqui a diretora cria um ambiente comum ao mostrar seus personagens desempenhando pequenas atividades como os cuidados com seus uniformes, por exemplo.

Essa experiência se reafirma nos poucos diálogos inseridos, sendo guiada majoritariamente pela narração quase literária de Galoup. Assim, cada gesto realizado por seus personagens torna-se um ponto de partida para os questionamentos apresentados e até mesmo para pequenas reviravoltas na história.

ESPONTANEIDADE E DELICADEZA NA BRUTALIDADE

Filmado em Djibuti, na África, ‘Bom Trabalho’ constantemente ressalta a presença de seus personagens como figuras não pertences aquele local. De maneira geral, a direção de fotografia esmiúça a vivência entre os soldados em meio a um local desconhecido. O resultado são cenas aparentemente espontâneas que poderiam facilmente ser confundidas com um documentário caso a montagem não abordasse o drama pessoal de Galoup de forma tão constante.

O ponto alto desta combinação de elementos é o treino entre os militares. Os movimentos repetitivos e exigentes fisicamente logo ressaltam a força e brutalidade masculina. Porém, isto logo é deixado de lado quando o contato físico entre personagens é delicadamente observado pela fotografia, assim como movimentos mais discretos.

Tudo isto, é claro, exige uma boa disposição do espectador para que o ritmo de cenas contemplativas e com informação falada escassa seja bem recebido. Porém, o resultado final é um grande trabalho de Denis, o qual deixa as respostas para os conflitos de seu protagonista por conta da interpretação de suas cenas, fazendo o público imergir cada vez mais em sua instigante narrativa.

‘Em Busca de Fellini’: introdução ao genial diretor para a geração TikTok

Amo a Itália e aquilo que ela representa culturalmente. Um dos meus passatempos favoritos é assistir produções visuais e ler histórias que se passam no país. Logo, a trama de uma garota que decide largar tudo para conhecer as ruas captadas por Federico Fellini me...

‘O Massagista’: brechas incômodas atrapalham boa premissa

Dirigido pelo filipino Brillante Mendoza e lançado em 2005, “O Massagista” - selecionado como parte da seção Open Doors do Festival de Cinema de Locarno deste ano - é uma produção que tem mais potencial do que sua execução consegue realizar, embora possa ser de...

Semana Claire Denis – ‘35 Doses de Rum’: a magia da vida cotidiana

Para muitos, o cinema é a arte dos sonhos. Viver momentos que só existem nesse ambiente. O que importa são as grandes cenas de ação, os melodramas que comovem seus personagens a agir. É o close, é a câmera na mão correndo atrás de alguém, é a cena de solidão na morte...

Semana Claire Denis: ‘Minha Terra, África’ (2009): cinema de fluxo na guerra armada

Chega a ser curioso notar que uma das cineastas mais interessantes de sua geração, Claire Denis, seja tão pouco conhecida pelo grande público. Nome respeitadíssimo dentro do circuito dos festivais de arte e do meio audiovisual europeu, Denis é uma diretora que você...

Semana Claire Denis – ‘Chocolate’ (1988): memórias de uma África Colonial

A pandemia de Covid-19 fez com que a distância se tornasse uma convenção social em prol da saúde. Talvez este seja o motivo que, ao observar um filme como “Chocolate”, ela se torne algo incômodo. Em 1988, Claire Denis estreava na direção de longas-metragens com um...

‘Não é o homossexual que é perverso, mas a situação em que ele vive’: o ácido tratado de Rosa von Praunheim

O Brasil de 2019 vive um momento no qual nosso presidente acha pertinente vetar o financiamento de produção audiovisual que trabalhe a temática LGBT+ e o prefeito do Rio de Janeiro decide agir como um típico censor ao mandar recolher livros por causa de um beijo. Ao...

‘Old-Timers’: humor na busca de vingança gera ótima comédia tcheca

Com pouco tempo de vida pela frente, dois velhos amigos partem para encontrar e matar um promotor comunista que os prendeu na década de 1950. Essa é a premissa de “Old-Timers”, comédia que teve uma recepção muito calorosa no Festival Internacional de Cinema de Karlovy...

‘Monos’: coming-of-age da Colômbia com ecos de ‘O Senhor das Moscas’

Crescer não é fácil, mas certamente fica ainda mais complicado se você é membro de um esquadrão paramilitar em uma região selvagem e desolada. “Monos”, novo filme do diretor colombiano Alejandro Landes, cria uma psicodélica jornada de crescimento que pode ser estranha...

‘Na Fábrica’: o vestido assassino do mestre da estranheza da atualidade

Nova produção do diretor britânico Peter Strickland, “Na Fábrica” conta a bizarra história de um vestido com instinto assassino. Você pode ler isso de novo. Depois de aclamadas passagens pelos festivais de Londres e Toronto em 2018 e uma ótima recepção no Festival...

‘My Thoughts Are Silent’: ótima viagem sarcástica em road movie ucraniano

A procura por uma saída move os protagonistas de “My Thoughts Are Silent” – comédia excêntrica lançada no Festival Internacional de Cinema de Karlovy Vary 2019, na República Tcheca. Ganhador do prêmio especial do júri na competição East of the West, que reúne filmes...