Garoto abandonado pela mãe quando criança decide entrar para o mundo do crime como uma forma de sobreviver. Esse fato triste e tão comum das grandes cidades brasileiras será tema do curta-metragem “Leco”, novo filme do amazonense Augustto Gomes como diretor. A estreia está prevista para acontecer no próximo dia 18 de março no Teatro da Instalação, no Centro de Manaus. A entrada é gratuita.

Baseado em fatos reais a partir da história de um amigo do diretor, “Leco” acompanha um jovem que, após a morte de uma mulher durante um dos assaltos do bando criminoso que fazia parte,  decide roubar sozinho uma casa para conseguir dinheiro. Augustto conta que a primeira ideia para realizar o filme com essa temática surgiu na época em que participou da equipe da série da Rede Globo, “Cidade dos Homens”.

“A violência, urbana, infelizmente, está presente nas grandes cidades e, em Manaus, não é diferente. Muitos jovens se camuflam entre alguns “trabalhos” como, por exemplo, flanelinha , vendedor de balas, entre outros, para, na verdade, vender droga. Isso acontece muito no centro de Manaus. Não estou dizendo que todos são assim, mas, muitas situações, já presenciei. Isso me levou a criar alguns personagem do curta”, declara Augustto Gomes.

Para o diretor de “Leco”, os jovens acabam entrando no mundo do crime por falta de direcionamento. “Há uma falta de educação, digo educação na forma do censo crítico, formação crítica e a arte de forma geral proporciona isso. Eu coloco o personagem principal como vítima desses conflitos, porém sempre mostrando uma saída no roteiro para que ele decida em que rumo seguir, como na vida real”, afirma.

As gravações do projeto aconteceram em junho de 2015, em Manaus, envolvendo 25 profissionais, entre atores e equipe técnica. O música Marinho Bello foi figura fundamental no projeto: o artista participou de grande parte do processo do filme como, por exemplo, a captação de áudio, a trilha sonora original, montagem, edição de som e finalização. O período de pós-produção durou todo 2016 até “Leco” ficar pronto neste ano.

“Diria que fazer o filme foi difícil, cansativo, porém, sempre muito prazeroso. Eu amo o que faço: acredito na profissão e levo muito a sério. Contei com uma equipe profissional, que já trabalha no mercado nacional, além de um elenco muito dedicado. Todos interpretaram seus personagens de forma brilhante. Eu sempre faço questão de fazer a preparação de elenco de todos os meus filmes. Gosto disso”, afirmou Augustto Gomes.

Projeto vencedor do Programa de Apoio às Artes em 2013 (Proarte), “Leco” traz Jhoas Júnior como o personagem-título, além de Lucas Martins, Paul Brown, Francy Jr., Ítalo Castro, Keila Gomes, Aline Cassiano, Flávio Resende e Jhonathan Muniz.