O documentário com foco nos assuntos ambientais será tema de uma oficina promovida pelo DaVárzea das Artes. O evento será realizado entre os dias 4 e 8 julho, das 15h às 18h, no espaço da entidade cultural localizado na rua B, quadra 2, casa 2, Conjunto Jardim Yolanda, bairro Parque 10, zona Centro-Sul de Manaus. As inscrições para as 15 vagas estão abertas e custam R$ 150.

Com carga horária total de 15 horas, a oficina terá quatro áreas centrais de abordagem:

  • Breve apresentação da história do documentário, com foco na produção de filmes no Brasil e na Amazônia; Exibição de trechos de obras emblemáticas para fomentar a discussão de narrativas e a estética utilizada, estimulando o pensamento crítico sobre a produção audiovisual.
  • Processo de construções narrativas, com desenvolvimento de storyline, pesquisa e roteiro.
  • Abordagem dos métodos e formas de produção, aspectos da direção, direção de fotografia, edição e montagem de filmes institucionais, documentários autorais e séries documentais.
  • Exercícios de linguagem e introdução à pratica documental, desenvolvendo uma dinâmica interativa e colaborativa com a turma.

O produtor e diretor audiovisual Homero Flávio será um dos instrutores da oficina. Entre os principais trabalhos da carreira dele estão o documentário “O Saber que a Gente Sabe”, os curtas “Raiz dos Males”, “Catadores de Sonhos” e “Confio em Deus”, além da direção de fotografia do documentário “União Doc Brasil”. A jornalista e documentarista Úrsula Vidal também será uma das responsáveis pela oficina. Tendo passagens como repórter, apresentadora e editora do Telecine, ela traz no currículo o documentário “Marias e Josés de Nazaré” e, em 2015,  integrou a banca de examinadores da Região Norte para a pré-seleção dos candidatos ao curso de cinema da Escuela Internacional de Cine e TV de San Antonio de Los Baños, em Cuba.

Para mais informações sobre o curso e fazer a inscrição, clique aqui.