O alemão Ken Adam, o “arquiteto” que criou os lendários cenários dos filmes de James Bond nas décadas de 1960 e 1970, morreu em Londres aos 95 anos, na quinta-feira (10), informou seu biógrafo, Christopher Frayling.

O designer de produção foi responsável por fazer os cenários de “O Satânico Dr. No” em 1962, assim como os de outros filmes famosos, como a sala de guerra que aparece em “Dr. Fantástico”, estrelado por Peter Sellers e dirigido por Stanley Kubrick em 1964.

“Era um gênio criador de mundos que nunca seremos capazes de visitar por nós mesmos. Roger Moore disse uma vez que a vida de Adam era ainda mais interessante que os filmes que tinha desenhado”, disse Frayling a BBC.

Sala de Guerra em Dr. Fantástico, de Stanley Kubrick
O próprio Moore, em sua conta no Twitter, classificou Adam como “amigo e visionário que definiu como deveriam ser visualmente os filmes de James Bond”.

Adam nasceu em Berlim, em uma família judia que administrava uma loja de artigos esportivos, e fugiu para a Inglaterra durante a adolescência, com a chegada do regime nazista.

O jovem começou a estudar arquitetura e se alistou mais tarde na Real Força Aérea britânica (RAF), onde foi um dos poucos militares do exército do Reino Unido com passaporte alemão durante a Segunda Guerra Mundial.

Após a guerra, começou a desenhar decorações para o cinema, até que em 1962 foi contratado para participar do primeiro filme de James Bond, “O Satânico Dr. No”.

da Agência EFE