A produtora audiovisual amazonense Dheik Praia lança, na próxima sexta-feira (21), o novo filme da carreira. “Pranto Lunar” será exibido para os convidados no Teatro Gebes Medeiros, em frente à Praça do Congresso, no Centro de Manaus, com a presença do músico Pereira, que fará um pocket show, e dos indígenas da Aldeia Cipia, protagonistas no filme.

“Pranto Lunar” traz a história de Waty, uma idosa indígena que nas noites de lua cheia entra em uma espécie de “pranto”, por pensar ter sido a causadora do massacre que matou seu povo, visto que na infância ela viu a flauta proibida para as mulheres. As filmagens aconteceram durante 15 dias, entre dezembro de 2014 e abril de 2015, com a participação de uma equipe com mais de 70 profissionais e 18 entidades envolvidas no projeto.

Dheik Praia no set de filmagens de Pranto Lunar

De acordo com a diretora Dheik Praia, a ideia para o curta-metragem de 15 minutos surgiu com uma canção do compositor Pereira, chamada “Índia Lua”. “Conversávamos, Pereira e eu, sobre essas estórias narradas em músicas, quando me pus a pensar sobre ‘Índia Lua’. Primeiro, na ideia de um videoclipe, mas depois do roteiro escrito, me dei conta que poderia virar um filme”, afirma.

Filme teve locações na Aldeia Cipia, localizada na margem direita do Rio Negro, na Comunidade do Tatu, além da Comunidade do Abelha e os bairros de Educandos e Armando Mendes. “Pranto Lunar” representa ainda o trabalho de conclusão de curso da diretora Dheik, dos produtores Marcos Tupinambá e Liliane Maia e da estudante e também realizadora Danna Dantas, alunos do curso de Tecnologia em Produção Audiovisual da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

O curta-metragem foi contemplado com o prêmio do Programa Amazônia Cultural, do Ministério da Cultura (MinC) em 2014.