Nada melhor que um feriado para ficar de pernas pro alto, jogado(a) na cama ou no sofá, assistindo a um bom filme na televisão. Estou errada? Mas se você que está lendo esse texto é como eu, demora mais para escolher o filme do que assistindo o dito cujo!

Pensando nisso, eu resolvi deixar a indecisão de lado e dar umas dicas de produções bem legais no Netflix e no Now (o serviço da NET que tem filmes bem legais – para quem não conhece é só apertar o 1 do controle remoto). Para não dizer que não dei opções, dividi as dicas em cinco tópicos:

Dicas de filmes clássicos para assistir no feriado

CLÁSSICOS

O NOW tem um catálogo bem interessante de clássicos – já matei saudades de Chaplin por lá e também tive a chance de conferir mais da filmografia da Sofia Loren em uma seleção da ClaroVídeo (sessão para assinantes com um catálogo gigante e bem aleatório). Dito isso, destaco de lá um filme de um dos meus diretores preferidos. “Farrapo Humano”, traz Ray Milland como um alcoólatra tentando mudar de vida em apenas um fim de semana. É, já adianto que não tem muita dica feliz e bonitinha aqui não. Do Netflix, escolhi o primeiro filme do Truffaut que assisti – antes mesmo de descobrir quem era Truffaut – “A História de Adéle H.”, que tem uma linda (e quando ela não é linda?) Isabelle Adjani na pele da filha do escritor Victor Hugo, autor de clássicos como “Os Miseráveis” e “O Corcunda de Notre Dame”.

Dicas de filmes cult para assistir no feriado

CULTS

O NOW não é lá muito chegado em filmes cults, mas consegui garimpar o “Amar, Beber e Cantar”, último filme do Alan Resnais, que conta a história de um grupo de amigos que resolve chamar um deles, que está doente, para participar da nova peça que estão produzindo. No Netflix, peguei “Um Sonho de Amor”. Apesar do nome de novela mexicana, essa produção italiana não tem nada de cafona. Dirigido por Luca Guadagnino, o filme traz Tilda Swinton como uma mulher infeliz que reencontra a felicidade nos braços de um homem mais jovem. E não, você não leu errado, Tilda Swinton é a protagonista desse filme italiano – e sim, ela fala italiano. E russo. E está maravilhosa. E vale duas horinhas do seu feriado.

Dicas de filmes recentes para assitir no feriado

FILMES RECENTES

Na ala dos lançamentos, destaco dois filmes que não viram a luz (ou melhor, a escuridão) dos cinemas de Manaus. No NOW, vai ter Xavier Dolan sim! Último filme do menino-prodígio do cinema francês, “Mommy”, que ganhou Cannes, nos entrega uma linda atuação de Anne Dorval como uma mulher em processo de redescoberta junto ao filho. Já no Netflix, recomendo “O Abutre” e a atuação sensacional de Jake Gyllenhaal, irreconhecível na pele de Louis Bloom, uma espécie de free-lancer que vive dos acontecimentos noturnos de L.A. É um olhar bem interessante sobre o jornalismo diário e o valor de um fato.

Dicas de filmes nacionais para ver no feriado

CINEMA NACIONAL

Falando em grandes atuações, como ignorar o trabalho de Deborah Secco como Judite, uma mulher que se envolve com um rapaz mais novo no drama Boa Sorte”? Ok, a história de uma mulher com AIDS pode não ser das mais agradáveis para se assistir num feriadão, mas quem disse que essa lista era ‘bonitinha’ mesmo? O filme está disponível no NOW. No Netflix, destaco “Dois Perdidos Numa Noite Suja”, que fala do sonho americano que não dá certo. O filme é protagonizado por Roberto Bontempo e outra Deborah, a Falabella, em um de seus melhores desempenhos.

Dicas de filmes que vale a pena ver de novo no feriado

‘VALE A PENA VER DE NOVO’

Ufa, um filme “leve”! Para encerrar essa lista, toma um “Alta Fidelidade”! O filme de Stephen Frears é tudo o que um feriado chuvoso pede – tem boa música, uma história bem bonita e John Cusack sendo John Cusack. No NOW, um filme menos leve do diretor de filmes leves Rob Reiner. Mas diz se não dá para querer reassistir “Louca Obsessão” e Kathy Bates como uma das vilãs mais macabras do cinema?