Um dos principais nomes em atividade na área, o diretor de fotografia Ivo Lopes Araújo vem a Manaus no próximo mês para ministrar o curso de Direção de Fotografia para Cinema, que acontecerá entre os dias 17 a 21 de novembro, no espaço do Les Artistes Café Teatro, no Centro da cidade. A oportunidade é gratuita, e é uma iniciativa da Fundação Joaquim Nabuco, em parceria com a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

Ivo Lopes Araújo tem se consolidado como um dos profissionais de maior destaque no cinema brasileiro, especialmente o nordestino. Ele já passou por produções recentes, como Tatuagem (2013, Hilton Lacerda), O Homem das Multidões (2013, Cao Guimarães e Marcelo Gomes), Quando Eu Era Vivo e Eles Voltam (2011, Marcelo Lordello), além de já ter mergulhado na direção com seus próprios filmes, como o documentário Sábado à Noite (2008), vencedor do prêmio de Melhor Filme no Festival de Tiradentes. O diretor cearense também é um dos fundadores do Coletivo Alumbramento, responsável por produzir filmes colaborativos em diversos pontos do país, e atualmente está finalizando seu primeiro longa-metragem de ficção, Medo do Escuro.

As inscrições para o curso começam hoje (21) e vão até o dia 4 de novembro. Para se inscrever, é necessário preencher a ficha disponível no site da Fundação Joaquim Nabuco e enviá-la para o e-mail cursos.canne@gmail.com. O curso disponibiliza apenas 25 vagas, e os candidatos serão selecionados por meio de uma comissão, que avaliará critérios que levam em conta o envolvimento com a área do audiovisual, a experiência e o interesse no curso. O resultado com os 25 alunos selecionados será divulgado no dia 10 de novembro, no site da Fundação Joaquim Nabuco e via e-mail para os alunos. A turma irá participar de uma semana intensa de atividades com o diretor, de 17 a 21 de novembro, das 14h às 22h.

O curso de Direção de Fotografia para Cinema é oferecido por meio do Centro Audiovisual Norte-Nordeste (Canne), uma iniciativa criada pela Fundação Joaquim Nabuco em 2008, com o objetivo de fomentar a qualificação profissional na área do audiovisual e proporcionar o intercâmbio de experiências com profissionais de áreas e regiões diferentes.

Curso de Direção de Fotografia para Cinema, com Ivo Lopes Araújo

Quando: de 17 a 21 de novembro, das 14h às 22h

Onde: Les Artistes Café Teatro, na Avenida Sete de Setembro, 377 – Centro

Inscrições: de 21 de outubro a 4 de novembro

Divulgação do resultado: 10 de novembro