Joss Whedon é um dos grandes nomes da cultura nerd e pop atualmente por ter criado as séries “Buffy: A Caça-Vampiros” e “Firefly”, e claro, por ter dirigido os dois filmes dos Vingadores para a Marvel. Agora que o segundo, “Era de Ultron”, foi lançado para se tornar um grande sucesso em todo o mundo, Whedon admitiu que não vai mais fazer nenhum filme com a Marvel num futuro próximo, e fez algumas declarações sobre a montagem final do filme que revelam uma certa dose de conflito entre o cineasta e o estúdio.

Whedon falou sobre o filme num podcast para o site da Empire Film (claro, há SPOILERS a seguir, é recomendado ler apenas após ter visto o filme).

O diretor falou sobre a sequência da caverna, com Thor (Chris Hemsworth) e o professor Selvig (Stellan Skarsgård), na qual o herói reencontra seu rumo. A cena no filme durou poucos minutos e no trailer, havia imagens dessa cena que não entraram no filme. Whedon falou que o estúdio queria a cena da caverna, mas não gostava tanto da sequência na fazenda do Gavião Arqueiro (Jeremy Renner), nem dos sonhos que cada Vingador experimentava nas mãos da Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen).

“Os sonhos não eram os favoritos dos executivos”, afirmou o diretor. “Os sonhos e a fazenda foram coisas pelas quais eu tive de lutar para manter. Já sobre a caverna, eles apontaram uma arma para a cabeça da fazenda e disseram: ‘Deixe a caverna, ou vamos tirar a fazenda’. Foi de um jeito civilizado, eu respeito esses caras e eles são artistas, mas nesse momento as coisas ficaram desagradáveis”.

Mais tarde, por causa das sessões-teste, a cena da caverna não foi muito bem recebida pelas plateias e a Disney queria cortar a cena inteira. Mas os montadores do filme persuadiram Whedon a mostrar a cena, e não se referir a ela apenas por diálogo. “Eu estava tão abatido a essa altura que disse ‘Ok, que filme é esse mesmo?’. Mas os montadores disseram: ‘Não, você precisa mostrar, e não só dizer'”.

Whedon também revelou que gravou um final alternativo onde o personagem Mercúrio (Aaron Taylor-Johnson) sobrevivia e se reunia à sua irmã, a Feiticeira. Numa notícia relacionada, recentemente Whedon saiu do twitter, onde sempre foi muito ativo. Embora nenhuma explicação tenha sido dada para isso, especula-se que o diretor possa ter tomado essa atitude após receber ameaças de morte por causa do filme (!).

Os próximos filmes dos Vingadores, “Guerra Infinita – Parte 1” e “Guerra Infinita – Parte 2”, serão dirigidos por Anthony e Joe Russo, os mesmos diretores de “Capitão América 2: O Soldado Invernal” (2014).

Facebook Comments