Ganhador do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2015 por “Ida”, Pawel Pawlikowski definiu a cinebiografia do poeta russo e dissidente político, Eduard Limonov, como um dos próximos longas da carreira. A produção intitulada “Limonov” será gravada em 2018 na Rússia, Nova York e Paris. As informações são do site da Variety.

O filme será baseado na biografia romantizada escrita por Emmanuel Carrere intitulada “The Outrageous Adventures of the Radical Soviet Poet Who Became a Bum in New York, a Sensation in France, and a Political Antihero in Russia” com o roteiro adaptado do próprio Pawel Pawlikowski. O longa está com orçamento estimado em US$ 19 milhões.

“Limonov” traz a vida de uma figura polêmica cuja trajetória – de poeta russo a revolucionário, de celebridade a presidiário – acompanha a própria história da Europa no século XX. No livro, Emmanuel Carrère parte de fatos reais – a vida de Eduard Limonov, delinquente, escritor, mendigo, mordomo, político radical russo – para construir uma história de não ficção com as bases clássicas do romance.

Os testes para definir o ator russo que irá interpretar Eduard Limonov estão em andamento em Moscou e São Petersburgo. Atualmente, Pawel Pawlikowski no processo de pós-produção de “Cold War” que será lançado pela Amazon Studios.