Sem autorização do governo da China para poder sair do país, o diretor Ai Weiwei não vê no problema um empecilho para comandar filmes em outros regiões ao redor do mundo. O cineasta está confirmado como um dos realizadores do longa “Berlim, Eu Te Amo”.

Ai Weiwei vai comandar as filmagens através do Skype, programa de computador para conversas à distância. Gravações serão realizadas durante a atual edição do Festival de Berlim, prevista para ser encerrada no próximo dia 15 de fevereiro. O produtor Claus Clansen irá auxiliar o cineasta chinês na Alemanha.

De acordo com o site The Hollywood Reporter, as imagens serão exibidas em tempo real na Potsdamer Platz. “Berlim, Eu Te Amo” segue a proposta dos filmes realizados em Nova York, Paris e Rio de Janeiro.

Ai Weiwei vive em constante conflito com o regime político atual instituído na China com críticas constantes aos problemas relacionados à falta de respeito aos direitos humanos no país asiático. O artista plástico, escultor, pintor e arquiteto – que participou na concepção do “Ninho do Pássaro”, o Estádio Olímpico de Pequim – chegou a ser detido no começo de 2011 e passou três meses preso em um local secreto, além de ser acusado de fraude fiscal.