Uma das principais distribuidoras de filme chinesas, a Bona Film Group acaba de fechar um acordo com a Fox para investir US$ 235 milhões em seis títulos do catálogo do estúdio. Como contrapartida, a Bona Film terá direito a 20% do patrimônio líquido das obras, mais participação proporcional nas receitas globais. As aplicações serão feitas através da TSG Entertainment Finance, entidade financeira ligada à 20th Century Fox.

Na prática, a Bona Film assume o papel de um investidor puramente financeiro e não terá os direitos de distribuição dos filmes em seu país. Assim, os blockbusters da Fox continuarão a ser tratados como títulos importados e serão distribuídos via compartilhamento de receitas por meio das estatais China Film Group e Huaxia Distribution.

“Nós estamos olhando para o futuro, porque queremos participar de mais produções de Hollywood e trazer filmes estrangeiros de alta qualidade para o nosso mercado local. A habilidade de diversificar a cartela de filmes é um dos grandes fatores que garantiram à Bona uma posição entre as principais empresas do setor tanto na China quanto no resto do mundo”, disse Yu Dong, fundador, presidente e CEO da Bona Film à revista Variety.

Perdido em Marte, de Ridley Scott, será o primeiro título contemplado por esta parceria. O longa, que já faturou cerca de US$ 429 milhões em bilheterias globais, será lançado na China no dia 25 de novembro. Outros filmes inclusos no contrato são X-Men – Apocalipse; Planeta dos Macacos: A guerra; Miss peregrine’s home for peculiar children, de Tim Burton; e Independence day: Ressurgence.

do site Filme B