Dirigido por Deby Brennand, o documentário “Danado de Bom” se sagrou o grande vencedor do Cine PE 2016. A produção recebeu quatro estatuetas: Melhor Filme, Fotografia, Montagem e Edição de Som. Outra obra consagrada com o mesmo número de troféus foi ‘Por Trás do Céu’, de Caio Sóh: Melhor Roteiro, Direção de Arte, Ator (Renato Góes) e Atriz Coadjuvante (Paula Burlamaqui), além de Melhor Filme do júri popular. A cerimônia de entrega dos prêmios aconteceu na noite deste domingo, dia 8 de maio, no Cinema São Luiz, no Centro do Recife.

Por ‘As Aventuras do Pequeno Colombo’, o carioca Rodrigo Gava levou o prêmio de Melhor Diretor. O filme também recebeu a estatueta de Melhor Direção de Fotografia.  Já o paranaense “Leste Oeste” ficou com os prêmios nas categorias de atuação principal: Felipe Kannenberg e Simone Iliescu. Em reconhecimento ao conjunto da obra e contribuição para o cinema brasileiro, Luiz Rosemberg Filho ganhou o prêmio especial do júri. A Associação Brasileira dos Críticos de Cinema (Abraccine) elegeu ‘Guerra do Paraguay’ como melhor filme do Cine PE.

O paraibano  ‘Redemunho’, de Marcélia Cartaxo, ganhou o prêmio máximo do Cine PE entre os curtas-metragens. A produção ainda levou as estatuetas de Melhor Roteiro e Ator com Daniel Porpino.