Três documentários estrangeiros serão exibidos no Cine&Vídeo Tarumã, nesta semana. As sessões são gratuitas e acontecem sempre às 12h30, no Auditório Rio Negro, localizado no Instituto de Ciências Humanas e Letras, Setor Norte do Campus da Ufam.

Homenagem do diretor Wim Wenders à dançarina Pina Bausch, “Pina” abre a programação nesta segunda-feira (25). O longa foi indicado ao Oscar 2012, mas, perdeu para “Undefeated”.

Já na quarta-feira (27) será a vez de “Nostalgia da Luz”, do diretor chileno Patrício Guzmán. Exibida no Festival Cinema de Arte do Cinépolis em 2015, o documentário se passa no deserto do Atacama, no Chile, a três mil metros de altitude, onde astrônomos tiram proveito da transparência do céu para explorar galáxias longínquas em busca de vida extraterrestre. Paralelamente, aproveitando a secura do solo do local, que conserva intactos os restos de seres vivos, arqueólogos estudam múmias e outra relíquias pré-colombianas, enquanto um grupo de mulheres procura os corpos de seus parentes desaparecidos durante o período da ditadura militar no país sob o regime de Pinochet.

Por fim, “Cartel Land” encerra a programação na próxima sexta-feira (29). O filme coloca questões políticas e pessoais através dos vigilantes dos dois lados da fronteira entre Estados Unidos e México que lutam contra os violentos e poderosos cartéis de drogas mexicanos.