A Academia de Cinema da Europa lançou uma iniciativa para coletar dinheiro para as despesas com advogado do cineasta ucraniano Oleg Sentsov. O motivo: ele se encontra detido na Rússia desde o dia 10 de maio por ter expressado sua opinião contra a anexação da Ucrânia ao território russo e participado de protestos em Kiev. O fundo também servirá para sustentar os filhos do cineasta, conhecido por seu filme de estreia, “Gamer”.

Outra entidade que busca apoio a Sentsov é a Aliança dos Diretores da França. Junto à Academia de Cinema da Europa, ela clama aos profissionais da área que façam pronunciamentos contra a situação do cineasta em suas aparições públicas e através de uma petição. Mais de 300 profissionais do ramo já assinaram, dentre diretores, produtores, atores e roteiristas. Dentre eles estão os diretores Jacques Auriard (“Ferrugem e osso”) e Constantin Costa-Gavras (“Z”), além do ator Stellan Skarsgård (“Ninfomaníaca”). A petição pode ser conferida aqui.

Mesmo com a declaração de inocência por parte da defesa e com um pedido de prisão domiciliar enquanto o caso é julgado, a justiça russa mantém o cineasta detido. O julgamento de Oleg Sentsov estava marcado para o dia 11 de outubro, mas foi adiado para 11 de janeiro de 2015. Não há nenhuma declaração oficial sobre as causas da prisão.