Dando início as programações temáticas sobre a sétima arte, a Aliança Francesa de Belém realiza o evento ‘Rendez-Vous Cinéma’ no dia 30 de maio. Na ocasião, o tema será a obra da cineasta franco-belga Agnès Varda, um dos nomes mais representativos do movimento da Nouvelle Vague, reconhecida pela experimentação e inventividade em seus filmes, além da militância feminista.

O encontro com o olhar de Varda, que completa 89 anos de vida no mesmo dia 30, será apresentado pela crítica de cinema e jornalista Lorenna Montenegro. Ainda participam como convidados Wellingta Macedo (jornalista e militante feminista) e Felipe Pamplona (pesquisador e artista visual). Conhecida pela maneira como experimentou a linguagem e ampliou as fronteiras entre a ficção e o documentário com a sua sensibilidade artística, Varda teve como companheiro de profissão e de vida o também cineasta Jacques Demy.

A dinâmica do ‘rendez-vous’ envolve explanação dos convidados sobre a filmografia e alguns aspectos das obras da cineasta, além da exibição de trechos de filmes importantes para o debate, como “Cléo de 5 as 7″, ” Os Regenados”, “Os Catadores e eu”, “Jacquot de Nantes”, “O amor dos Leões”, “As Criaturas” e “Documentira”

com informações de assessoria

Facebook Comments