O diretor Fernando Meirelles (Cidade de Deus), comunicou em entrevista ao jornal Folha de São Paulo que será membro do comitê artístico da Globo Filmes. Ele entrará na vaga que era ocupada por Daniel Filho, que não renovou o seu contrato com a produtora. Meirelles irá se juntar a Cacá Diegues, Guel Arraes e José Alvarenga Jr no conselho.

De acordo com o diretor, o convite o seduziu pelo fato da produtora anunciar o interesse em ampliar o seu horizonte, não apenas com as comédias e filmes de grande apelo popular, mas também filmes menores, documentários e alternativos: “A mudança de rumo em curso é fazer com que a Globo Filmes vire uma espécie de selo de qualidade”, afirma Meirelles.

O cineasta terá como função avaliar projetos de coprodução e fazer o acompanhamento artístico de filmes da empresa. A primeira missão de Meirelles será acompanhar o longa “Vazante”, de Daniela Thomas, e depois o diretor supervisionará “Vale Tudo”, de Afonso Poyart.

Fernando Meirelles é sócio da O2 Filmes, que já realizou diversas parcerias com a Rede Globo; dentre estas, as mais recentes foram as minisséries “Felizes Para Sempre?” e “Os Experientes”.