A organização do Festival de Berlim divulgou o primeiro pacote de títulos da mostra Panorama, importante vitrine dos filmes de autor da seleção. Entre os destaques, estão Maggie’s plan, comédia de Rebecca Miller (A vida íntima de Pippa Lee) com Julianne Moore e Ethan Hawke e War on everyone, de John Michael McDonagh, com Alexander Skarsgard. Há ainda dois documentários, dois longas de Israel e, pela primeira vez, uma ficção de Gana (veja aqui a seleção anunciada).

Por enquanto, não há produções brasileiras na lista. No ano passado, entraram na seção quatro filmes nacionais: Ausência, de Chico Teixeira, Jia Zhang-ke, um homem de Fenyang, de Walter Salles Jr.; Que horas ela volta?, de Anna Muyaert, e Sangue azul, de Lirio Ferreira.

Também foi divulgada a seleção da mostra retrospectiva dos 30 anos do prêmio Teddy, dedicado a filmes de temática LGBT. Serão 16 filmes raros dos anos 1970 a 90. Ainda haverá a exibição do alemão Anders als die Andern, de 1919, considerado o primeiro filme gay da história. A cópia foi restaurada pelo Outfest Legacy Project, da Universidade da Califórnia.

do site Filme B