O cinema do Velho Continente será destaque em Manaus entre os dias 20 de junho e 1º de Julho. O Festival de Cinema Europeu está previsto para acontecer no Teatro da Instalação, no Centro da capital, com entrada gratuita. Serão exibidos 11 filmes produzidos em países da região.

A programação em todos os dias está prevista para começar a partir das 18h30. O festival conta com o apoio da União Européia no Brasil e do Governo do Amazonas, fazendo parte da Semana da Europa no país.

Veja a sinopse dos filmes selecionados para o festival:

O Idealista
Filme de suspense sobre um capítulo secreto da historia dinamarquesa do séc. XX. Durante a guerra fria um avião americano contento bombas de hidrogênio sofre um acidente perto da base americana na Groenlândia. Diversos trabalhadores dinamarqueses são escalados para limpar o local do acidente. 20 anos depois, um velho trabalhador da base conta a um jovem jornalista sobre doenças estranhas e mortais que afetam seus companheiros e que poderiam estar associadas à carga contida no avião. O jornalista passa a investigar o caso e acaba descobrindo que o assunto tem o envolvimento tanto do governo dinamarquês como do governo americano.

Ocidente
No verão de 1978, Nelly Senff, doutora em Engenharia Química, e seu lho Alexei, foge de Berlim Oriental para começar vida nova em Berlim Ocidental. Os dois vão parar em um abrigo de refugiados, mas a burocracia alemã os causa dificuldades. Na verdade, os serviços secretos, em especial a CIA, querem muito saber o porquê de Nelly ter abandonado o seu país. Outro ponto observado é a revelação de que o marido de Nelly, antes considerado morto, poderia estar vivo e ser um agente duplo russo. OCIDENTE conta a história de uma mulher que luta para alcançar seus objetivos, mesmo que tenha que renunciar a seus antigos vínculos.

Feliz para morrer
Ivan, um professor da música aposentado, tem 76 anos e é cansado de viver. Por isso, compra uma tumba e entra num lar de idosos, já pronto para morrer. Porém, num curso da informática ele descobre a paixão de viver, joie-de-vivre, e em fim começa a viver.
Feliz para morrer é uma comédia dramática, inspirada pela vida real. É uma história de envelhecimento que quebra todos os estereótipos. É uma história que mostra que nunca é demasiado tarde para viver.

O limpador
Tomás é um jovem não muito sociável. Ele vai ao psiquiatra, que é claramente obrigado a ir, e conta que às vezes sai para tomar cerveja com os amigos. Porém, na realidade, o hobby dele é ficar escondido e observar a rotina dos vizinhos. Até que um dia, Tomás se apaixona em um dos apartamentos em que observa. Kristina é o seu objeto de fascinação, ela mora com o irmão mais velho, e Tomás logo percebe que há algo de errado com esta família.

Hope
Léonard salva Hope da morte em pleno deserto do Saara. Ele é camaronês, ela nigeriana, e os dois desejam abandonar a África e alcançar a Europa. Defendendo-se dos perigos da área hostil, eles firmam uma parceria que logo evolui para romance.

As ovelhas não perdem o trem
Essa é uma comédia otimista sobre como uma turma de amigos, de uns 40 anos, afrontam as mudanças da sociedade atual. A falta de trabalho, a necessidade de se reciclar, as histórias de amor que poucas vezes seguem o “para sempre” e a sensação de que as coisas não são como tinham nos falado, cercam os personagens que lutam para reencaminhar as suas vidas, combinando situações do quotidiano com cenas surrealistas nas quais todos podemos nos identificar.

Uma Separação
Tudo bem jogar fora seu velho vestido de casamento? O que fazer com as taças de cristal que ninguem quer? Uma Separação de Karin Ekberg é um documentário tragicômico que explora os últimos atos de um longo casamento. Um filme sobre a busca tentativa de um recomeço, quando algo – por fim e infelizmente – acaba.

Aristides de Sousa Mendes, O Cônsul de Bordéus
Com a invasão de França pelas tropas nazis, milhares de refugiados começam a formar-se junto do consulado português em Bordéus, na esperança de obterem um visto para Portugal. Obrigado a respeitar a circular de Salazar que determinava a proibição expressa de concessão de vistos a quaisquer refugiados judeus, Sousa Mendes viveu, então, um terrível dilema: se concedesse vistos, arriscava a carreira diplomática e o sustento da sua família; se não o fizesse, todas aquelas pessoas teriam como destino os campos de concentração nazis. Aristides de Sousa Mendes – O Cônsul de Bordéus, revisita a extraordinária história do herói português que salvou mais de 30.000 vidas durante a Segunda Guerra Mundial e desvenda a consciência e coragem de um homem que ousou desafiar Salazar inscrevendo o seu nome na história da humanidade;

Só o melhor para o nosso filho
Sinopse: Kees tem 49 anos, é autista e ainda mora com seus pais. O amor deles de a Kees a possibilidade de desenvolver como um adulto relativamente independente. Mas o que acontecerá quando os pais do Kees, agora com 80 e 83 anos, não puderem mais cuidar dele? A cineasta Monique Nolte acompanha as tentativas dos pais do Kees de criar um futuro perfeito para seu filho autista.

Aglaja
Baseada em fatos reais, esta é a história da infância e adolescência de Aglaja, filha de uma família de artistas circenses do Leste Europeu. A família foge para a Europa Ocidental após cometer um roubo que os permite começar uma nova vida. Para alcançar o sucesso, sua mãe gasta todo o dinheiro da família para realizar um número perigosíssimo: ficar pendurada pelos cabelos no domo do circo. Toda noite, Aglaja é aterrorizada pelo medo de perder sua mãe.