Foi divulgada a seleção oficial do 40º Festival de Toronto, que vai acontecer entre os dias 10 a 20 de setembro desse ano. O evento é considerado pelo mercado uma plataforma para o Oscar, exibindo títulos que são fortes candidatos a uma estatueta.

O evento vai abrir com o drama Demolition, do diretor Jean-Marc Vallée (Clube de Compras Dallas). Estrelado por Jake Gyllenhaal e Naomi Watts, o filme acompanha a vida de um executivo que tem a vida abalada após a trágica morte de sua mulher, mas que começa a se recuperar ao conhecer uma mulher num encontro casual. Também estreiam no festival The Martian, ficção científica de Ridley Scott em que Matt Damon vive um astronauta que precisa sobreviver sozinho em Marte; e Where to Invade Next, novo documentário de Michael Moore após um hiato de seis anos, sobre a obsessão americana pelas guerras. O inglês Stephen Frears (A Rainha) retorna com The Program, história real do jornalista que denunciou o uso de doping pelo ciclista Lance Armstrong.

Entre os mais de 30 filmes já anunciados, estão ainda The Danish Girl, de Tom Hooper (O Discurso do Rei), que traz o ator Eddie Redmayne (A Teoria de Tudo) na pele de uma transexual dinamarquesa; Legend, de Brian Helgeland, com Tom Hardy interpretando dois  gangsteres gêmeos que aterrorizaram Londres na década de 50; e Aliança do Crime, dirigido por Scott Cooper, com Johnny Depp no papel de um criminoso americano.

Algumas produções canadenses também terão sua estreia mundial nas sessões de gala do festival, como o drama Forsaken, que traz no elenco Demi Moore e Kiefer Sutherland na história de um assassino aposentado que tenta retomar a relação com o pai. Nas sessões especiais também será exibido Trumbo, cinebiografia do subversivo roteirista de Spartacus vivido por Bryan Cranston, da série Breaking Bad. Un Plus Une, do francês Claude Lelouch, traz o vencedor do Oscar Jean Dujardin como um compositor de filmes que vai trabalhar na Índia, onde se apaixona por uma mulher. Em Colonia, de Florian Gallenberger, Emma Watson e Daniel Bruhl vivem um casal que é preso durante o regime militar chileno. Outro destaque é The Idol, do palestino Hany Abu-Assad (Paradise Now), que conta a história do primeiro cantor palestino a participar do Arab Idol.

Para ver a seleção completa do Festival de Toronto, acesse o site oficial do evento.

do site Filme B