O Festival de Veneza 2017 anunciou, nesta sexta-feira (21), a seleção oficial do evento previsto para os dias 30 de agosto a 9 de setembro. Sem representantes do Brasil, a festa inclui os novos filmes de George Clooney, Guillermo Del Toro, Stephen Frears, Paolo Virzi, Paul Schrader e Lucrecia Martel. As informações são do site da Variety.

Estrelado por Matt Damon, Matt Damon, Julianne Moore, Josh Brolin e Oscar Isaac, “Suburbicon” é o primeiro filme de George Clooney como diretor desde “Caçadores de Obras-Primas”, de 2014. A produção acompanha o mistério de um crime envolvendo uma família durante a década de 50, onde o melhor e o pior da humanidade é refletido através dos atos de pessoas aparentemente comuns. Quando uma invasão de domicílio se torna mortal, uma família de imagem perfeita se submete à chantagem, vingança e traição.

Já Guillermo Del Toro apresenta “The Shape of Wate”. Com Sally Hawkins e Michael Shannon, o filme se passa na década de 1960 em meio aos grandes conflitos políticos e bélicos e as grandes transformações sociais ocorridas nos Estados Unidos. Elisa (Sally Hawkins), zeladora em um laboratório experimental secreto do governo, conhece e se afeiçoa a uma criatura fantástica mantida presa no local. Para elaborar um arriscado plano de fuga ela recorre a um vizinho (Richard Jenkins) e à colega de trabalho Zelda (Octavia Spencer).

O primeiro filme do Netflix na Itália, “Suburra”, também está na programação do evento italiano. Outra presença confirmada é de “First Reformed”, dirigido e roteirizado por Paul Schrader com Ethan Hawke. O britânico Andrew Haigh leva a Veneza o filme “Lean on Pete”, enquanto Abdellatif Kechiche, de “Azul é a Cor Mais Quente”, divulga o aguardado “Mektoub Is Mektoub”.