A carreira de “Maria” segue bem-sucedida Brasil afora. O curta-metragem amazonense recebeu o prêmio de Melhor Direção para Elen Linth e Riane Nascimento no Festival Internacional de Cinema Feminino (Femina 2017). A cerimônia de premiação aconteceu na noite da última segunda-feira (18) em São Paulo.

“Maria” retrata a história de Maria Moraes e seus processos de resistência enquanto travesti na cidade de Manaus. O documentário referenda as pesquisas em direito à cidade, conflitos urbanos e discriminação por endereço em abordagem conjunta à poética da personagem que também é roteirista junto com Elen Linth no projeto.

No início de dezembro, o curta venceu o júri popular da Mostra do Cinema Amazonense. “Maria” traz participações no 11º FOR RAINBOW, Mostra Ela na Tela, Mostra Fronteiras Imaginárias do Festival Visões Periféricas, 3º Petit Pavé – Festival de Cinema Independente de Curitiba, 12º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões (PI), Mostra Emponderadas, além de ter vencido dois prêmios no V Recifest: Festival de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero.

Neste ano, o Festival Internacional de Cinema Feminino rendeu homenagens a à cineasta Sandra Werneck, à produtora Vania Catani e à atriz Laura Cardoso. O evento foi organizado pelo Instituto de Cultura e Cidadania Femina.