O Festival Internacional Pachamama – Cinema de Fronteira acontecerá nos municípios amazonenses de São Gabriel da Cachoeira, Barcelos e Iranduba entre 14 de abril e 04 de maio. O evento foi contemplado pelo edital Amazônia Cultural e contará com a exibição de filmes e oficinas de audiovisual em datas diferenciadas para cada localidade, tudo de forma gratuita.

Nos três municípios acontecerão oficinas de introdução ao audiovisual. Em São Gabriel da Cachoeira, a atividade ocorrerá de 14 a 20 de abril no Instituto Sócio Ambiental (ISA), pelo horário da tarde. Já em Iranduba, a oficina ocupará os duas 22 a 27 de abril no Auditório Clomarcio Felix de Queiroz, Praça dos Três Poderes, também pela tarde. Em Barcelos, a atividade ocupa o mesmo período, sendo ministrada no teatro da escola São Francisco de Sales.

As datas de mostra de filmes também variam de acordo com o local: em São Gabriel, ela acontecerá em 17 de abril, às 19h, na Maloca do FOIRN, como parte da programação do Festival Intercultural do Rio Negro e do Grito Rock. Em Barcelos, a mostra irá ocorrer em 25 de abril na Praça Municipal R. Tenreiro Aranha, no Centro. Em Iranduba, a exibição dos filmes ficará para 02 de maio, na Praça dos Três Poderes, em frente à Câmara Municipal.

O Festival Internacional Pachamama – Cinema de Fronteira ocorre desde 2010 no Estado do Acre, sempre no mês de novembro. A atividade promove a integração cultural e amazônica entre Brasil, Peru e Bolívia, países que formam a tríplice fronteira acreana, assim como a integração entre os próprios estados amazônicos, por meio da criação de uma rede regional de produtores e consumidores de produtos e serviços multiculturais.

Para conferir os detalhes da programação do Festival Internacional Pachamama – Cinema de Fronteira, acesse www.cinemadefronteira.com.br.