Realizado em Manaus, a terceira edição do Festival Olhar do Norte está com inscrições abertas para produções da Região Norte do Brasil. O prazo começou na última segunda-feira, 19 de agosto, e segue até 16 de janeiro do ano que vem. Inscreva seu filme através deste link.

Serão aceitos curtas-metragens de até 25 minutos de duração produzidos nos Estados do Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Acre, Tocantins e Amapá. Somente serão válidos filmes realizados a partir de 1 de janeiro de 2018.

As produções selecionadas irão integrar a Mostra Competitiva Norte para a disputa das seguintes categorias: Melhor Filme (Júri e Popular, Direção, Atuação (até dois prêmios), Roteiro, Direção de Fotografia, Som, Montagem e Direção de Arte. A lista dos selecionados será anunciada até 28 de fevereiro, segundo o regulamento.

Organizado pela Artrupe Produções Artísticas, o Festival Olhar do Norte consagrou os curtas “Vila Conde” (Melhor Filme, Atuação para Luiz Vitalli, Roteiro e Direção de Fotografia) e “Zana – O Filho da Mata” (Melhor Filme Júri Popular, Direção para Augustto Gomes, Atuação para Remi Sampaio, Direção de Arte e Montagem) na edição 2019.

‘Noite Escura da Alma’: terror amazonense com ares de parábola bíblica

Em um poema intitulado “A noite escura da alma”, o espanhol São João da Cruz descreve a jornada da alma, desde todas as dificuldades que enfrenta no mundo carnal até a união com Deus. Essa “noite escura” é a prova de fogo derradeira para o crescimento espiritual, como...

‘La Arrancada’: uma boa largada de Aldemar Matias em longas-metragens

Aldemar Matias é um dos principais expoentes do Amazonas no cinema de não-ficção hoje. Seu filmes têm em comum um olhar atento e curioso, mas que respeita a noção de distanciamento para extrair o que de melhor surge das histórias que pretende contar. É...

‘A Goteira’: show de Isabela Catão em filme de altos e baixos

Recentemente, Diego Bauer, integrante da Artrupe Produções e crítico do Cine Set, fez uma lista de cinco atores amazonenses que o cinema local deveria olhar com mais atenção. Isabela Catão estava entre eles e, se alguém por algum caso, torceu o nariz pela...

‘Vila Conde’: retrato simbólico do jogo de poder brasileiro

Por trás do discurso bonito e das aparências, "pessoas de bem" são capazes de fazer monstruosidades. É o que mostra o Brasil atual assim como "Vila Conde", novo curta-metragem de Rômulo Sousa. O jovem diretor local realiza o primeiro filme na ficção após o...

‘Zana: O Filho da Mata’: curta respeita público infantil em celebração ao universo amazônico

"Zana - O Filho da Mata" é o segundo curta-metragem de ficção da carreira de Augustto Gomes na direção. Selecionado para o Festival Olhar do Norte 2019, trata-se de uma produção capaz de acreditar na inteligência do público infantil e visualmente acima da...

‘A Terra Negra dos Kawa’: proposta intrigante perde força em filme lacunar

Formatos tradicionais, com aqueles três manjados atos bem fechados e personagens de personalidade e arcos dramáticos claramente demarcados, não são garantia de geração de identificação entre público e um filme. Quando os filmes partem para propostas menos...

‘BR-319: Bem-Vindo à Realidade’: a estupidez e a cara de pau são Pop

Obras como "BR-319: Bem-Vindo à Realidade" são um alento em meio ao debate político e social cada vez mais pobre no Brasil atualmente. O documentário dirigido por Gustavo Faleiros, selecionado para o Festival Olhar do Norte 2019, desperta atenção para as...

‘A Última no Tambor’: curta mostra como fazer suspense policial com qualidade

Você pode reclamar de qualquer coisa nos curtas de Ricardo Manjaro, menos que falta precisão técnica nos seus trabalhos. A Última no Tambor sua estreia como diretor, já mostra suas obsessões estéticas, algo que ficaria ainda mais perceptível nos seus...

‘Sons do Igarapé’: bonito curta entre o poético e o natural das relações amorosas

Os minutos iniciais de Sons do Igarapé já mostram a tônica do primeiro curta-metragem do ator Victor Kaleb: o zelo pelas imagens e enquadramentos. Isso é visível de ser observado, tanto no cuidado estético visual que é reforçado pela bela fotografia de...

‘Obeso Mórbido’: clima tenso marca interseções entre ficção e documentário

Frankie teardrop ressoa na profusão de imagens pixelizadas. A música lembra um rito ou suicídio – não por acaso, Suicide é o nome da banda que a executa. Já a baixa qualidade das telas – dos celulares, computadores – mostradas na tela – do cinema – lembram...