Com 15 curtas-metragens do mundo inteiro competindo pelo prêmio principal, o II Festival de Finos Filmes será realizado entre os dias 5 e 11 de maio em São Paulo. Sessões serão realizadas no Museu da Imagem e do Som (MIS), da FAAP, do Cinusp e do Centro Universitário Maria Antônia. A abertura será no Cine Caixa Belas Artes, enquanto a entrega dos prêmios acontece no Teatro Folha no último dia do evento.

Produções da França, Kosovo, Chile, Dinamarca, Filipinas, Itália, Holanda e do Brasil concorrem ao prêmio principal. Entre os indicados estão o inédito “Vestibular”, de Toti Loureiro e Ruy Prado, “O Caminhão do Pai”, de Maurício Osaki, pré-selecionado para o Oscar de Melhor Curta-Metragem em 2015. O diretor do sucesso “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”, Daniel Ribeiro, e o crítico da Folha de São Paulo e professor, Cássio Starling Carlos, fazem parte do júri para escolher Melhor Filme, Melhor Filme Nacional, Melhor Direção e Melhor Roteiro.

Além da seção competitiva, o II Festival de Finos Filmes trará um panorama do cinema holandês, resultado de parceria com a EYE International. Curtas-metragens de destaque da cinematografia holandesa, incluindo o inédito “A Single Life”, indicado ao Oscar de Melhor Curta-Metragem de Animação em 2015, serão exibidos na noite de abertura do evento, no Caixa Belas Artes. Dois outros horários, abertos ao público, estão marcados no MIS e no Centro Universitário Maria Antônia.