Figuras fáceis nas ficções científicas, o conceito de espaço-tempo e a transgressão do mesmo será a temática desta semana no Cine & Vídeo Tarumã. As sessões são gratuitas e acontecem sempre às 12h30, no Auditório Rio Negro, localizado no Instituto de Ciências Humanas e Letras, Setor Norte do Campus da Ufam.

O sucesso cult “Donnie Darko” abre a programação nesta segunda-feira (17). Dirigido por Richard Kelly, o filme acompanha a história de Donnie Darko, típico adolescente perturbado de classe média. Após escapar por pouco da morte por ter ouvido um coelho do tamanho de um homem adulto, Donnie é convencido por este mesmo coelho, de aparência perturbadora, a criar o caos. O filme é um quebra-cabeça temporal, e pode ser interpretado sob diferentes formas. Os irmãos Jake e Maggie Gyllenhaal integram o elenco do projeto.

Na quarta-feira (19), o público na Ufam confere “Doze Macacos”, de Terry Gilliam. A produção estrelada por Bruce Willis e Brad Pitt se passa em 2035 e traz a história de Cole, enviado de volta no tempo para encontrar informação sobre um vírus mortal que veio a matar cinco bilhões de pessoas em 1996-1997, porém, ele acaba sendo enviado por engano para 1990, onde é mandado para um sanatório por pensarem que está louco. Finalmente depois de fugir do sanatório e conseguir ir para o ano de 1996, ele sequestra Railly, usando-a para ajudar a encontrar o grupo 12 Macacos, que supostamente tem envolvimento com a liberação do vírus mortal para a humanidade.

Fechando a programação, “Fonte da Vida” na quinta-feira (20). O drama de Darren Aronofsky com Hugh Jackman e Rachel Weisz retrata uma odisséia sobre amor, morte e espiritualidade, contada por meio de duas histórias paralelas em que sobressai a luta de um homem para salvar seu grande amor. Na Espanha do século 16, o navegador Tomas Creo parte para o Novo Mundo em busca da lendária Árvore da vida. Nos tempos atuais, a mulher do pesquisador Tommy Creo está morrendo de cancêr, mas ele busca desesperadamente a cura que pode salvá-la. Uma terceira história une as duas primeiras: No século 26, o astronauta Tom finalmente consegue a resposta para as questões fundamentais da existência.